Domingo, 20 de Julho de 2025
12°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Geral ENFRENTAMENTO

Ilha de Cotijuba recebe ação preventiva da Polícia Civil contra importunação sexual

Frequentadores de praias e áreas de grande circulação foram orientados sobre a importância da denúncia em casos de violência

19/07/2025 às 21h15
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com o aumento da movimentação de veranistas na Ilha de Cotijuba, na área insular de Belém, durante as férias de julho, a Polícia Civil realizou uma ação preventiva voltada à proteção de mulheres e ao enfrentamento à importunação sexual, na quinta-feira (18). A iniciativa integrou a Operação Verão 2025, coordenada pela Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), com apoio da Delegacia de Polícia Fluvial (DPFlu).

A ação orientou frequentadores de praias e áreas de grande circulação sobre a importância da denúncia em casos de violência, especialmente a importunação sexual, que tende a aumentar em locais com grande concentração de pessoas.

Abordagem logo na chegada à ilha

Informação- Foram realizadas abordagens educativas e distribuídos materiais informativos. Cartazes com QR Code foram afixados em pontos estratégicos, permitindo acesso direto à Delegacia Virtual Especializada no Atendimento à Mulher (Deam Virtual). A plataforma oferece a possibilidade de registro de boletins de ocorrência e solicitação de medidas protetivas de forma on-line, sem a necessidade de comparecer presencialmente a uma delegacia física.

“A presença da Polícia Civil reforça o compromisso com a segurança das mulheres, garantindo canais acessíveis de denúncia e acolhimento, especialmente em locais de difícil deslocamento. A Deam Virtual representa um avanço importante no atendimento às vítimas de violência, ampliando o acesso à Justiça com agilidade e discrição”, disse o delegado João Castanho.

A ação contou com o suporte logístico do Grupamento Fluvial, que possibilitou o deslocamento das equipes policiais até a ilha, e acompanhou a execução da atividade nas áreas litorâneas.

A Polícia Civil prossegue atuando durante todo o veraneio, levando informação, proteção e acolhimento à população paraense e a turistas que visitam o Estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários