O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) continua fiscalizando os principais destinos dos veranistas neste mês de julho para garantir segurança no trânsito. Em Bragança, no nordeste paraense, a equipe que atua no município ao longo do ano monta barreiras de fiscalização nas principais rodovias estaduais de acesso à cidade para coibir infrações. No último sábado (19), os agentes estiveram na Praia de Ajuruteua para fiscalizar condutores e veículos.
A praia é uma das mais procuradas no litoral paraense, e neste final de semana registra uma das maiores movimentações desde o início da Operação Verão 2025. A "Lei Seca" foi realizada no final da tarde para coibir a mistura de álcool e direção. A maioria dos condutores passou incólume pelo teste do etilômetro, mostrando que o índice de respeito à orientação de não dirigir após ingestão de bebida alcoólica aumenta a cada operação.
Juliane Raiol passou o dia na praia com a família, e não se recusou a fazer o teste de alcoolemia. "Não costumo beber, mas sei que muita gente não obedece às leis e acaba colocando em risco a vida de quem não consome bebida alcoólica ao dirigir. Acho que essa fiscalização é bem legal, e é importante para a nossa segurança. Os motoristas precisam ter mais consciência com eles e com outros, também", disse.
Diversão consciente- O técnico em Informática Evandro Silva contou que consumiu uma pequena quantidade de cerveja ao chegar à praia. Com não continuou a beber, ao realizar o teste no início da noite foi aprovado pelo etilômetro. "Organizei a minha diversão para que conseguisse aproveitar essa ocasião com a minha família, mas sem comprometer a nossa segurança. Um colega nosso sofreu um acidente de trânsito, vítima de uma pessoa alcoolizada. As pessoas precisam se conscientizar que bebida e direção não combinam", ressaltou Evandro.
As ações do Detran se concentram na Rodovia PA-112 e, principalmente, na PA-458, a Bragança-Ajuruteua. Até o momento, foram registrados um acidente com vítima e mais de 80 infrações, a maioria por licenciamento em atraso, veículos sem placa, transporte irregular de crianças, veículos com excesso de passageiros, condutores não habilitados e condução sob a influência de álcool. Veículos adulterados, e até com registro de furto/roubo, também já foram flagrados pelos agentes.
"Essas são as ocorrências mais identificadas pela fiscalização. Estamos fazendo a educação para orientar a população, e autuando também diante da contação da irregularidade. Quem ainda vem para Bragança e Ajuruteua deve observar os atritos da via, que concentra ondulações no percurso, ter muita atenção com as curvas fechadas e, o mais importante, não exceder aos limites de velocidade", orientou o agente de Fiscalização, Roberto Farias.
Mín. 9° Máx. 21°