Sábado, 26 de Julho de 2025
19°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Anúncio
Geral Paraíba

Saúde da Paraíba capacita profissionais para ampliar acesso a métodos contraceptivos

A Rede Cuidar da Paraíba encerrou, nesta sexta-feira (25) em Patos, as aulas do módulo teórico do curso de formação em Inserção de DIU (dispositivo...

25/07/2025 às 23h55
Por: Redação Fonte: Secom Paraíba
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

A Rede Cuidar da Paraíba encerrou, nesta sexta-feira (25) em Patos, as aulas do módulo teórico do curso de formação em Inserção de DIU (dispositivo intrauterino) na Atenção Primária à Saúde (APS), uma ação voltada para enfermeiras da rede básica e médicos residentes de Medicina de Família e Comunidade (MFC) que atuam no estado.

A capacitação tem como objetivo ampliar o acesso aos métodos contraceptivos de longa duração no Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo a atenção à saúde sexual e reprodutiva nos territórios. Composta por módulo teórico e prático, a formação inclui vivências supervisionadas em unidades de saúde habilitadas, com o acompanhamento de preceptoras e preceptores experientes.

A iniciativa, realizada em parceria entre a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), começou pela 3ª Macrorregião de Saúde, na quarta-feira (23), e contemplou a 6ª, 7ª, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª e 13ª regiões de saúde, no sertão paraibano. Posteriormente, as aulas serão ministradas para as regiões da 1ª e 2ª macro, abrangendo profissionais de todo o estado.

De acordo com a gerente executiva de Atenção à Saúde da Paraíba, Izabel Sarmento, a qualificação dos profissionais na inserção de DIU é uma iniciativa que representa um passo importante para aprimorar ainda mais o trabalho realizado pela APS. “Essa ação fortalece o planejamento familiar e reprodutivo, garantindo um atendimento mais seguro, eficiente e de qualidade para as mulheres, além de reduzir a mortalidade materna no estado”, destacou.

Além de avançar na ampliação do acesso a métodos contraceptivos de longa duração, Izabel explica que a formação contribui para qualificar o cuidado oferecido nos territórios. “Queremos que nossas equipes estejam preparadas para oferecer um serviço mais resolutivo, acolhedor e alinhado às necessidades das mulheres paraibanas”, acrescentou

Uma das enfermeiras participantes é Mayane de Oliveira, que atua na Estratégia Saúde da Família em São José de Espinharas. Para ela, poder oferecer esse serviço no próprio município, sem que as mulheres precisem se deslocar até Patos, é um avanço importante para a qualidade do cuidado. “É simplesmente maravilhoso saber que vamos garantir esse acesso mais perto de casa. Tenho certeza de que vou levar o melhor para a minha população”, destacou.

O curso de inserção de DIU é mais uma estratégia adotada pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Rede Cuidar, para fortalecer o cuidado integral e oferecer suporte para que a inserção de DIU seja incorporada como prática qualificada e rotineira na APS. Esse tipo de ação garante a descentralização do conhecimento e a ampliação da autonomia das mulheres sobre seu planejamento reprodutivo. Em agosto, nos dias 12, 13 e 14, será ministrado o módulo prático do curso.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários