Domingo, 27 de Julho de 2025
16°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Anúncio
Geral Sergipe

Sucesso e aprovação marcam encerramento do espaço ‘Sabor da Sergipanidade’ na Vila do Forró

Por meio dos cursos do ‘Qualifica Sergipe’, programa executado pela Seteem, sergipanos e sergipanas aprendem comidas típicas em cozinha móvel no ma...

26/07/2025 às 13h02
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Sucesso e aprovação marcam encerramento do espaço ‘Sabor da Sergipanidade’ na Vila do Forró// Fotos: Richard Mayer e Daniele Melo
Sucesso e aprovação marcam encerramento do espaço ‘Sabor da Sergipanidade’ na Vila do Forró// Fotos: Richard Mayer e Daniele Melo

Sabores da culinária típica sergipana, aprendizados e degustação ao som de muito forró formaram a combinação perfeita para o encerramento do espaço ‘Sabor da Sergipanidade’ na Vila do Forró, nesta sexta-feira, 25. O espaço recebeu, durante todo o mês de julho, aulas de comidas típicas dos cursos de qualificação profissional do “Qualifica Sergipe”.

 Esta foi uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), que levou uma cozinha móvel para o maior arraial à beira-mar do Brasil.

 Para a instrutora Suelen Dalbosco, a experiência de dar aula na Vila do Forró é sempre emocionante. “A turma é muito animada. É um projeto bastante interessante. A gente sabe hoje a dificuldade que as pessoas têm em buscar algo novo. É uma oportunidade de ampliar os olhares, de ver que com os produtos da nossa terra, que as nossas comidas típicas podem trazer renda. E a qualificação melhora bastante a visão deles, a parte técnica também, as questões de boas práticas para melhorar a validade e a durabilidade do alimento, porque cada produto não é como a gente faz em casa, tem uma técnica que a gente desenvolve para que o produto final tenha um bom resultado”, explicou.

 A aluna da Barra dos Coqueiros, Rose Rocha, classificou o curso como uma terapia e aprovou a iniciativa. “É uma experiência única. Foi espetacular! É algo assim, inesquecível pra gente. Nós fizemos comidas dançando, brincando, nos divertindo, curtindo esse forrozinho, muito boa essa vivência, realmente inesquecível. A qualificação abre um leque para gente, só temos frutos a colher dessa experiência. Eu só tenho uma palavra: gratidão. Muito obrigada mesmo”, ressaltou. 

 Para a aluna Edna Machado foi uma oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos que já tinha na área. “Eu já tinha experiência, mas vim me aperfeiçoar mais, aprender mais, quanto mais a gente se qualifica, melhor. O curso está bom demais, além de você fazer o que você gosta, que é cozinhar, ainda ouvindo esse sonzinho, muito bom, os turistas passando, nos elogiando e degustando também nossas comidas típicas. Uma maravilha!”, enfatizou.

 O espaço Sabor da Sergipanidade foi também um sucesso entre os turistas que não só aprovaram a ideia, como também puderam provar os quitutes feitos pela turma.

 A influencer Carem Carvalho, que está conhecendo Sergipe, ficou encantada com a iniciativa. “Eu sou nordestina, mas moro há 11 anos em Curitiba. Está sendo realmente muito nostálgico pra mim, eu estou amando! Estou sentindo muito as raízes do Nordeste aqui em Sergipe. Está sendo uma experiência sensacional e essa iniciativa aqui das aulas na Vila foi incrível pra mim, lindíssima, dá pra ver que cada detalhe aqui foi muito bem pensado” informou.

 A turista Kissia Miranda, da cidade de Goiânia, elogiou a iniciativa. “Eu achei uma iniciativa maravilhosa, é a primeira vez que eu venho ao estado e estou encantada, conhecendo as comidas típicas daqui, tem muitas que eu não conhecia. O Senac e o governador estão de parabéns”, informou.

 Para a turista Ana Camila de Oliveira, de Santa Catarina, o espaço propiciou que ela e sua família conhecessem novos sabores da terra. “Esse espaço é muito bom, proporcionou novas degustações, conhecermos novos sabores e mostrou o empenho desses alunos em aprender e a mostrar como é bom cozinhar e cozinhar com amor, com afeto. A gente experimentou cocada de macaxeira, e Helena, minha filha de sete anos, um muito saboroso mungunzá. Está muito bom! Estão todos de parabéns”, ressaltou.

Encerramento do Sabor da Sergipanidade
Encerramento do Sabor da Sergipanidade
Instrutora Suelen Dalbosco
Instrutora Suelen Dalbosco
Ana Camila de Oliveira e Helena de Oliveira
Ana Camila de Oliveira e Helena de Oliveira
Turista Carem Carvalho
Turista Carem Carvalho
Turista Kissia Miranda
Turista Kissia Miranda
Aluna Edna Machado
Aluna Edna Machado
Aluna Rose Rocha
Aluna Rose Rocha
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários