

O Governo de Minas oficializou, neste sábado (26/7), a transferência da gestão e operação do Parque de Exposições Bolivar de Andrade, mais conhecido como Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, para a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), vencedora do edital de seleção pública do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para a escolha de uma entidade de registro genealógico para a gestão do parque e o fortalecimento dos registros de raça.
A assinatura simbólica do contrato de gestão com a ABCCMM foi feita durante a abertura oficial da 42ª Exposição Nacional do Mangalarga Machador, realizada no Parque da Gameleira pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento , Thales Fernandes, e pela diretora-presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, acompanhada da diretora-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Luiza de Castro, e marca uma nova etapa na história do parque de exposição agropecuária.
“Esse contrato de gestão vai potencializar o uso do Parque da Gameleira, que tem área de 9 hectares no coração de Belo Horizonte, vai melhorar a estrutura do local para a realização de eventos. Há possibilidade de vigência do contrato por até 20 anos e isso dá condição de investimento na estrutura para que o local seja uma vitrine do agronegócio mineiro”, avalia o secretário de Agricultura, Thales Fernandes.
A diretora-presidente Cristiana Gutierrez ressalta a importância do trabalho em parceria. “Queremos que este espaço seja um centro de referência de estrutura, visibilidade e oportunidades para o agro mineiro e todas as associações sediadas no parque. Este futuro, tenho certeza, será construído por muitas mãos”.
Passaporte equídeo
O secretário de Agricultura Thales Fernandes também anunciou a abertura de consulta pública para a implantação do passaporte sanitário equídeo (equinos, asininos e muares), que vai facilitar o trânsito desses animais O documento poderá ser utilizado para substituir a Guia de Trânsito Animal (GTA) exclusivamente em eventos e atividades específicas previstos na normativa. As contribuições poderão ser enviadas a partir das 8h deste domingo (27/7), no site oficial de consultas públicas do Estado ( neste link ) e ficará aberta até o dia 28/8.
Dando continuidade às ações do projeto de implantação do passaporte, também foi assinado o protocolo de intenções entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo para a implantação do sistema. “É uma demanda antiga que está virando realidade e vai desburocratizar o trânsito desses animais nesses estados, com a eliminação da Guia de Trânsito Animal (GTA). Será montado um banco de dados acessível pelos agentes de defesa agropecuária dos três estados para a emissão do passaporte. Isto vai facilitar o trânsito dos equídeos e a realização de eventos de raças nesses estados”, explica Thales Fernandes.
Durante a agenda, também foi inaugurada a placa que dá nome ao complexo formado pelo Expominas e pelo Parque da Gameleira como Complexo de Exposições, Feiras e Eventos Alysson Paolinelli, atendendo a legislação criada para homenagear o ex-ministro e ex-secretário de Agricultura de Minas Gerais. “É um nome que deve ser sempre lembrado e uma homenagem justa e merecida ao ex-ministro, que é referência no agronegócio mineiro e nacional reconhecido como o pai da agricultura tropical”, explica o secretário Thales Fernandes.
Agropecuária Dia Mundial do Queijo: atuação do IMA garante procedência, segurança e valor à iguaria mineira
Agropecuária Dia Mundial do Queijo: em Minas, agroindústrias familiares produziram 43 mil toneladas em 2025
Agropecuária Governo de Minas abre consulta pública sobre o trânsito de animais no estado
Agropecuária Exportações do agronegócio mineiro alcançam US$ 19,8 bilhões em 2025 e atingem novo recorde
Agropecuária Minas Gerais tem inscrições abertas para eventos de estímulo à inovação tecnológica no agro
Agropecuária Feiras livres geram renda para agricultores de quase 700 municípios mineiros
Agropecuária Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais reestrutura Programas Estaduais de Pesquisa
Agropecuária Circuito Frutificaminas encerra o ano com 1,5 mil participantes nos eventos da Emater
Agropecuária Minas investe em laboratório para ampliar controle da qualidade de bebidas alcoólicas Mín. 16° Máx. 23°





