

Com a chegada do fim de julho, período em que o clima ainda favorece atividades ao ar livre, o turismo de proximidade se torna uma excelente opção para quem está em Teresina. A capital do Piauí e seus arredores reúnem belezas naturais, tradição artesanal e experiências educativas que encantam moradores e visitantes. Pensando nisso, o Governo do Estado destaca cinco atrativos imperdíveis.
Um dos cartões-postais mais emblemáticos de Teresina é o Encontro dos Rios, onde o Parnaíba e o Poti se unem em um belo espetáculo natural. A paisagem pode ser apreciada enquanto o visitante conhece um pouco da cultura local e, além disso, desfruta da comida regional e da deliciosa bebida típica, a cajuína. A poucos minutos dali, o Polo Cerâmico do Poti Velho valoriza a tradição piauiense por meio da arte.

No espaço, os turistas encontram lojas e peças únicas produzidas à mão, além de poder interagir com artesãos que mantêm viva essa herança cultural. “É um lugar que encanta pela criatividade dos artesãos. Cada peça carrega um pouco da nossa identidade e é uma ótima oportunidade para valorizar o que é feito aqui”, destaca o guia de turismo Edson Ribeiro, acrescentando que os turistas se encantam com o Parque Vila Poti, equipado com o Mirante das Garças, quiosques de alimentação, barracas de lanches, banheiros públicos, campo de futebol com arquibancadas e o Jardim das Esculturas.
Outra atração de Teresina que merece destaque é o Bioparque Zoobotânico, uma área verde que abriga animais, trilhas ecológicas e diversas atividades. A visita ao parque é ideal para quem busca passeios também voltados para crianças. Uma das opções de destaque é o passeio de pedalinho no lago, que pode ser aproveitado pelo público de terça a domingo, das 8h30 às 17h.

Edson Ribeiro também destaca, para quem deseja um contato mais direto com a natureza, o município de Monsenhor Gil, a cerca de 60 km de Teresina, onde está o encantador Poço Azul. “O local é conhecido por suas águas cristalinas e tranquilas, perfeito para banho e descanso. É um oásis e bastante visitado nos fins de semana. Eu, como guia de turismo, recomendo, mas sempre com acompanhamento, levando lanches, água e aproveitando com consciência, levando sacolas para recolher o lixo”, frisa o profissional.

Já na região de Campo Maior, a cerca de 80 km da capital, a Serra de Santo Antônio atrai turistas com seu mirante panorâmico, trilhas e um pôr do sol de tirar o fôlego. O local também é palco de romarias e celebrações religiosas, e serve como ponto de observação privilegiado da cidade. “Esses destinos têm potencial para fortalecer o turismo regional com experiências autênticas, ligadas à natureza, à fé e à história. Incentivar essas visitas é também fomentar o desenvolvimento local com sustentabilidade”, pontua Romilla Macedo, turismóloga da Secretaria do Turismo do Piauí.
Piauí Indústria do turismo aumenta em 83% geração de empregos no Piauí
Tocantins Governo do Tocantins premia Secretaria de Estado do Turismo com Selo Ouro do projeto Instituição Amiga da Mulher
Mato Grosso do Sul Congresso de zoológicos e aquários terá minicursos sobre conservação, meio ambiente e ciência
Turismo Inscrições para participar da WTM Latin América com o Viaje Paraná terminam dia 4
Turismo Carnaval em Minas Gerais bate recorde de público em 2026 com 14,9 milhões de foliões e conquista mais turistas
Turismo Inscrições para empresários participarem de feira turística em Gramado encerram nesta sexta
São Sebastião - SP Ki-Fogo é campeã do Carnaval de Sao Sebastião 2026; Flor do Morro vence Grupo de Acesso
São Sebastião - SP Concurso de Fantasia Infantil do Carnaval de São Sebastião 2026 apresenta criatividade das famílias e energia única das crianças
Turismo Carnaval da Liberdade 2026 movimenta ruas da capital mineira e atrai turistas para todo o estado Mín. 20° Máx. 28°





