O governo do Acre tem atuado de forma estratégica em diversas frentes, promovendo avanços tecnológicos, capacitação e sustentabilidade para beneficiar a população. Entre as instituições que se destacam nesse processo está a Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), que leva à Expoacre uma programação voltada à bioeconomia e ao desenvolvimento sustentável.
Ao visitar o estande da Funtac, no Parque de Exposições Wildy Viana, o público tem a oportunidade de conhecer de perto os projetos desenvolvidos pela instituição, com amostras de produtos e demonstrações interativas. A fundação disponibiliza informações sobre cursos, capacitações e técnicas de manejo na produção de itens derivados de recursos naturais renováveis, como óleos vegetais, madeira e sementes florestais.
Segundo a diretora técnica da Funtac, Sueli Farias, o estande foi planejado para apresentar um recorte do trabalho realizado pela fundação. “Procuramos trazer um pouco do que desenvolvemos internamente. Trouxemos amostras de laboratórios, projetos com sementes florestais, produtos naturais e tecnologias da madeira. Também disponibilizamos a lista de cursos ofertados pela Funtac e por meio de parcerias com outras instituições”, explicou.
Durante as nove noites da Expoacre, a Funtac oferece minicursos de produção de repelente natural, com turmas formadas a cada hora. Os participantes aprendem a técnica e levam para casa o produto fabricado durante a atividade. Além disso, a instituição apresenta seu portfólio de cursos em áreas como manejo florestal, produção de cacau, extração de óleos naturais, utilização de bambu e beneficiamento de madeira.
A fundação trabalha com duas modalidades de atendimento: demanda induzida e demanda espontânea. Na primeira, um grupo interessado solicita uma capacitação específica, formando uma turma sob demanda. Já na segunda, os interessados se inscrevem nos cursos que já possuem calendário definido. Após a formação, os participantes que desejam empreender ou atuar na área de estudo são encaminhados a instituições parceiras, promovendo a inserção produtiva no mercado local.
Para esta edição da Expoacre, a expectativa da Funtac é ampliar o conhecimento da população sobre o seu papel no fortalecimento da economia verde e na aplicação da ciência a favor do desenvolvimento do estado. “Estamos aqui para mostrar o potencial da fundação e como contribuímos para o avanço tecnológico do Acre de forma sustentável. A bioeconomia é uma das grandes oportunidades de crescimento para o estado, e queremos que a sociedade conheça o que já está sendo feito nesse sentido”, destacou Sueli Farias.
The post Funtac destaca cursos com foco bioeconômico e sustentável durante a Expoacre appeared first on Noticias do Acre .
Mín. 15° Máx. 27°