O projeto de jiu-jitsu da Casa das Oportunidades, em Rio Branco, que leva esta arte marcial para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, é apoiado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH).
Um grupo de alunos praticantes se apresentaram nesta segunda-feira, 26, no estande da pasta na Expoacre com a presença da vice-governadora do Acre e titular da pasta, Mailza Assis.
O projeto da Organização da Sociedade Civil (OSC) atende crianças a partir de quatro anos, adolescentes e também adultos. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, em três horários: 18h, 19h e 20h. O espaço fica na rua Novo Andirá, 349, no bairro Cidade Nova.
“Neste ano, preparamos apresentações de diversas entidades, associações, igrejas, em reconhecimento ao trabalho social e e a ajuda, a quem estendem a mão ajuda pessoas no seu bairro, na sua comunidade. A Casa das Oportunidades é um exemplo que tem ajudado nossos jovens por meio do esporte”, frisou a vice-governadora.
O projeto “Casa das Oportunidades” é coordenado por Rafael Almeida. A iniciativa já contemplou mais de 200 alunos, inclusive membros da quadrilha junina Malucos na Roça, que disputam em Maceió (AL) a Liga Nacional das Quadrilhas 2025.
“Nossa missão maior é promover inclusão e prevenção, para que nossas crianças e adolescentes se distanciem de coisas erradas. Oferecemos artes marciais, mas também handebol, cursos profissionalizantes, várias modalidades esportivas. Ficamos felizes em ser convidados e demonstrar o resultado da parceria do governo do estado. A SEASDH sempre foi presente e nos ajuda”.
Uma das beneficiadas é Stacey Silva Veras, de 16 anos. Moradora do bairro Cidade Nova, começou a praticar jiu-jitsu aos 11 anos e já é faixa azul. “Já vi muitos depoimentos de jovens que começaram cedo e não foram pra drogas, criminalidade, coisas erradas. O esporte me inspira a correr atrás dos meus sonhos e continuar, inspirar, outros meninos e meninas”, conta. Em 2024, foi campeã estadual na modalidade juvenil faixa laranja e se prepara para quando chegar aos 18, participar de campeonatos profissionais por todo o país.
Stacey incentiva outras mulheres a fazerem arte marcial. “É uma excelente defesa pessoal para mobilizar e enfrentar agressores”, alertou Stacey.
David Lima é outro integrante da Casa das Oportunidades que faz história no jiu-jitsu acreano.
Aos 23 anos, já participou de campeonatos estaduais, em Rondônia e levou o ouro do AJP Tour Rio Branco International Jiu-Jitsu Championship 2025, evento inédito no estado que reuniu atletas de alto nível de todas as regiões do Brasil e do mundo em Rio Branco.
Quem também já colhe os benefícios é Letícia Lima. Aos 15 anos, pratica jiu-jitsu há um ano e já é faixa branca. “Eu era sedentária, tímida, a atividade me ajuda. Faz parte de mim, não vou parar” e finaliza dizendo do sonho de ajudar seu professor a ter um centro, ampliar a rede de alunos e incentivar mais jovens a praticar qualquer tipo de esportes.
The post Com apoio da SEASDH, projeto Casa das Oportunidades beneficia jovens com jiu-jitsu e atividades esportivas gratuitas appeared first on Noticias do Acre .
Mín. 15° Máx. 27°