Com 15 anos de implantação da Planificação da Atenção à Saúde (PAS), o Maranhão tem se tornado referência nacional em experiências bem-sucedidas na organização da Atenção Primária à Saúde (APS). Os avanços foram apresentados durante a Oficina Intermediária de Avaliação, realizada na última quarta-feira (23), em Caxias, reunindo representantes do Ministério da Saúde, Governo do Estado, Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Conselho Nacional de Saúde e municípios maranhenses.
A Região de Saúde Macro Leste — primeira a implantar a PAS no estado — mostrou resultados concretos, como a redução na mortalidade infantil em Pedreiras, graças à reorganização da rede de atenção à saúde materno-infantil. O evento também destacou práticas bem-sucedidas nos municípios das Regiões de Timon, Codó, Presidente Dutra, São João dos Patos e Caxias.
Para a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (SAPAPVS), Déborah Campos, o compromisso do Governo do Maranhão é levar a PAS aos 217 municípios maranhenses. “Esse trabalho coletivo e construído com diálogo garante um cuidado humano, efetivo e acolhedor ao paciente”, afirmou. Ela destacou o empenho dos profissionais da APS da Região de Caxias, que hoje servem de exemplo para outras cidades.
O coordenador nacional da PAS pela Beneficência Portuguesa, Rafael Saad, elogiou os resultados obtidos no estado. “Todas as pessoas usuárias do SUS se beneficiam desse processo. Os profissionais têm segurança na atuação e os pacientes, acesso qualificado ao cuidado. O Maranhão está pronto para transformar a PAS em uma política pública consolidada em todo o estado”, pontuou.
Durante a oficina, a diminuição do absenteísmo no ambulatório materno-infantil em Colinas também foi apresentada. “A reorganização da rede e a comunicação com os usuários têm garantido maior comparecimento às consultas e reduzido filas de espera”, disse a enfermeira Marllany da Silva.
O evento contou ainda com a presença da coordenadora substituta do Ministério da Saúde, Letícia Motta; da secretária de Saúde de Duque Bacelar e representante do Cosems, Ana Leonor Batista; do coordenador das Unidades Regionais de Saúde, Aristeu Marques; da coordenadora de projetos sociais da BP, Daniele Braz; e do coordenador da PAS no Maranhão, Luís Saulo Sousa.
Mín. 15° Máx. 27°