No último dia da programação do MaraVerão 2025 na Praia do Tucunaré, mais de 80 atletas participaram da Travessia do Rio Tocantins, que já virou tradição no veraneio. São 1400 metros de extensão entre a seção fluvial do Exército Brasileiro e o palco onde ocorrem as apresentações musicais na praia.
A travessia finalizou os Jogos de Verão, que contaram com competições de handbeach, beach soccer, futevôlei, vôlei e basquete 3×3. Para o titular da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Marabá (Semel), Carlos Humberto Faria, “a avaliação (dos Jogos de Verão) é muito boa. A gente conseguiu trazer com a infraestrutura, com quadras oficiais, com tenda, apoio de água. Então, foi muito importante ter feito esses esportes aqui na praia”.
O primeiro colocado geral da travessia foi o marabaense Noan Lemos, que nada profissionalmente desde os 11 anos e, atualmente, treina pelo Fluminense, do Rio de Janeiro. No ano passado, ele ficou em terceiro lugar no geral e, dessa vez, conseguiu o lugar mais alto do pódio.
“Essa competição é muito importante porque já é algo bem tradicional, tem várias edições e já é um costume nosso nadar aqui e é bem divertido também, anima, faz as pessoas interagirem com outras, incentiva o esporte”, declarou.
A primeira colocada entre as mulheres e segunda colocada geral foi Geovana de Moraes, que também é marabaense e treina pelo Fluminense, do Rio de Janeiro. Ela nada desde criança, mas compete desde 2021.
“Eu fiquei muito feliz de ter ganhado essa prova da travessia, que é tão tradicional aqui em Marabá. Fico muito feliz de ter dividido pódio com as meninas e por elas terem conseguido completar a prova. O meu sentimento agora é de missão cumprida de ter participado aqui da travessia”, afirma.
E a travessia também guarda boas histórias, como a da família Santana Marques. Seis irmãos participaram da competição e três deles chegaram entre os cinco primeiros colocados nas respectivas categorias. “Essa prática em família surgiu porque nós moramos, na beira da margem do rio. O meu padrasto e minha mãe são pescadores. A minha mãe é filha de Marabá e nós sempre fomos criados perto do rio, então, a gente tem a prática de fazer natação. Quando surge as competições, a gente gosta de participar. E, graças a Deus, dos seis irmãos, três ganharam e os demais ganharam mais experiência e, no próximo, vamos estar lá para melhorar”, explica um dos irmãos, o Lucas.
Na categoria Stand Up Paddle, a vencedora foi a Cynthia Fernandes.
A organização da travessia contou com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI), por meio do Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) e Guarda Municipal de Marabá (GMM), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma),Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro. Os órgãos auxiliaram, principalmente, no monitoramento do percurso por meio de embarcações, garantindo a segurança dos competidores e para que percorressem o trajeto correto.
Confira a classificação da travessia
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos
The post MaraVerão: Jogos do veraneio encerram com a tradicional Travessia do Rio Tocantins appeared first on Prefeitura de Marabá .
Mín. 17° Máx. 28°