Terça, 29 de Julho de 2025
13°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Geral Acre

Expoacre é o palco da terceira etapa da prova dos Três Tambores

Teve início na noite deste domingo, 27, a 3ª etapa do Campeonato da Prova dos Três Tambores, uma das competições mais aguardadas da Expoacre e que ...

28/07/2025 às 19h55
Por: Redação Fonte: Secom Acre
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

Teve início na noite deste domingo, 27, a 3ª etapa do Campeonato da Prova dos Três Tambores, uma das competições mais aguardadas da Expoacre e que já faz parte do calendário oficial da feira agropecuária. Com religiosidade, emoção e espírito esportivo, a disputa reuniu 60 competidores de todo o estado, divididos em oito categorias, e o campeão geral representará o Acre no circuito nacional da modalidade.

A prova é dividida por idade e nível de experiência, em categorias como Aberta, Amador, Jovem, Mirim, Feminina, Test Horse e Master. O desempenho é avaliado com base em tempo, precisão e agilidade, além do estilo e da condução do competidor. Ao final de cada apresentação, o animal também passa por avaliação veterinária para garantir o bem-estar durante a competição.

Abertura da prova dos três tambores. Foto: Marcos Santos/Secom
Abertura da prova dos três tambores. Foto: Marcos Santos/Secom

A disputa começou com a categoria Kids, que incentiva o esporte desde a infância e emociona o público. A pequena Alice Rodrigues Rossi foi a grande campeã da noite. “Fiquei muito emocionada por ganhar o primeiro lugar. Nunca tinha vencido na Expoacre. Agradeço a todos que me acolheram no treino e me ensinaram tudo direitinho”, disse Alice.

O pai da competidora, Márcio Rossi, relatou o sentimento de ver a filha em pista. “A gente fica nervoso, apreensivo, torcendo para que tudo dê certo. No fim da prova, é um alívio enorme. É emocionante ver uma criança conduzindo um animal com tanta força.”

Campeã da categoria Kids com melhor desempenho na arena. Foto: Marcos Santos/Secom
Campeã da categoria Kids com melhor desempenho na arena. Foto: Marcos Santos/Secom

A competição teve início às 19h e durou mais de quatro horas. Mesmo com o longo tempo de prova, o público permaneceu na Arena de Rodeios, torcendo e vibrando a cada passada, num clima de integração entre famílias e amigos.

Para a competidora Camila Lemos, campeã da categoria Jovem C 1D, disputar na Expoacre tem um gosto especial. “A emoção é diferente. A Expoacre tem uma estrutura incrível, premiação boa e um público enorme. É uma honra ganhar e estar ao lado dos meus cavalos nessa arena.”

Campeã da categoria Jovem. Foto: Marcos Santos/Secom
Campeã da categoria Jovem. Foto: Marcos Santos/Secom

Segundo a diretora da NBHA-AC (Federação Nacional de Tambor – Acre), Cida Valadão, essa é a etapa mais simbólica e estruturada do calendário. “Competimos há 15 anos em pistas de fazendas e ranchos. Mas a Expoacre é a vitrine do nosso trabalho. O apoio do governo, patrocinadores e comissão organizadora faz toda a diferença. A pista segura, a logística e a estrutura valorizam cada competidor. Tivemos uma prova perfeita, sem acidentes, e isso nos enche de orgulho”, afirmou.

Cida Valadão, diretora da NBH Acre. Foto: Marcos Santos/Secom
Cida Valadão, diretora da NBH Acre. Foto: Marcos Santos/Secom

As categorias Livre e Feminino são classificatórias para o circuito nacional. O competidor Ronyglessy Nunes, do Rancho Porta do Céu, foi campeão da Aberta Livre 1D e 2D, garantindo seu lugar no ranking nacional. “Essa é minha segunda vitória consecutiva na Expoacre. A sensação de ser campeão é indescritível. Quero manter esse título por muitos anos”, disse, emocionado.

Campeão da categoria livre com um tempo de 17.460. Foto: Marcos Santos/Secom
Campeão da categoria livre com um tempo de 17.460. Foto: Marcos Santos/Secom

Sobre a prova

A Prova dos Três Tambores é realizada há 15 anos no Acre. Há uma década, os campeões das categorias Aberta Livre e Feminino representam o estado no circuito nacional da NBHA (National Barrel Horse Association). O Acre já venceu a Copa dos Estados duas vezes, com destaque para a conquista de Natália Cargnin Inácio e Luiz Carlos Bozza, vencedores em 2016, que chegaram ao vice-campeonato mundial nos Estados Unidos em 2017.

Campeões da 3ª Etapa

Categoria Kids

1º Alice Rodrigues Rossi

2º José Nascimento do Carmo

3º Mirela Sophia da Silva

Categoria Jovem C

1D: 1º e 2º Camila Lemos, 3º Ana Beatriz Gomes

2D: 1º Marissa Eloísa, 2º Viviane Soares, 3º Gabriele Salmazio

Categoria Jovem A

1º Larissa Isper

2º Maria Luiza Valente

3º Luiz Frota Monteiro

Categoria Aberta Livre

1D: 1º e 2º Ronyglessy Nunes, 3º Assis França

2D: 1º Michael de Paula, 2º Lorena Souza, 3º João Pedro Oliveira

Categoria Jovem B

1º e 2º Luiz Aguiar, 3º Lorena Tomé

Categoria Master

1º Assis França

2º Hermano Junior Costa

3º Zenaide Bueno

Categoria Potro Futuro

1º Ronyglessy Nunes

2º Israel Souza

3º Ronyglessy Nunes

Categoria Feminino

1D: 1º Izabella Cristine Valenti, 2º Lorena Souza, 3º Natali Inácio

2D: 1º Halana da Costa, 2º Lorena Tomé, 3º Bruna Andrade

3D: 1º Anna Clara Valente, 2º Elaine Cristina Marreiros, 3º Camila da Silva

The post Expoacre é o palco da terceira etapa da prova dos Três Tambores appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários