A emoção do rodeio vai tomar conta da 50ª Expoacre a partir da noite desta segunda-feira, 28, no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco. Com os preparativos a todo vapor, a Arena já se prepara para receber o público e dar início à tradicional disputa entre peões e touros. Nesta manhã, a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) realizou o sorteio dos animais que serão montados, dando o pontapé oficial para a competição.
Dos 52 competidores inscritos, 40 são naturais do Acre, o que reforça a tradição da modalidade no estado . Cruzeiro do Sul se destaca como o município com maior número de representantes, somando seis peões. Na sequência estão Rio Branco, com cinco inscritos, e os municípios de Sena Madureira, Porto Acre e Assis Brasil, com quatro competidores cada. A disputa também contará com a participação de peões vindos de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso.
Durante o sorteio, o titular da Seagri, José Luis Tchê, destacou o cuidado que o governo do Estado vem tendo para oferecer a melhor experiência tanto aos competidores do rodeio quanto ao público que irá prestigiar a competição.
“É o segundo maior rodeio do Brasil em número de público. Isso demonstra a responsabilidade que nós temos. Ampliamos a pista, cuidamos do piso onde o boi vai pular, agora está mais macio. Isso oferece mais conforto aos nossos peões, mostrando o cuidado que temos, inclusive com a população”, afirmou.
A programação do rodeio inicia todos os dias às 19h30, com as chamadas dos competidores. Nesta segunda-feira e na terça, 29, um total de 26 peões se apresentam por noite, somando as 52 montarias.
Na quarta-feira, 30, os 26 melhores colocados das noites anteriores retornam à arena para mais uma rodada. Já na quinta-feira, 31, são realizadas as fases decisivas: a semifinal reúne os 10 competidores com as maiores pontuações, e, na sequência, os cinco finalistas com as melhores notas disputam o título do rodeio.
Genásio dos Santos, grande vencedor do rodeio da 20ª edição da Expoacre Juruá, também vai competir na capital. Agora, na disputa pela caminhonete que será entregue ao campeão, ele contou que a expectativa está alta e que espera subir ao pódio mais uma vez.
“A expectativa está bem boa. Fui campeão lá, a confiança aumentou. Tenho treinado bastante esses dias e estou bem preparado. Eu participo desde 2017 e monto todo ano. O amor existe desde pequeno. Meu pai era peão, trabalhava em fazenda e eu nasci e me criei em fazenda”, afirmou.
Uma das novidades deste ano é a instalação de uma cabine exclusiva para pessoas autistas. A iniciativa reforça o compromisso com a inclusão e garante que todos possam participar dos eventos na arena com conforto e segurança. “Este é um governo de inclusão”, reforçou Tchê.
Reforçando o caráter nacional da competição, o vice-presidente da Associação Brasileira de Juízes de Rodeio (ABJR), Romildo Monteiro, promoverá um curso de atualização voltado a juízes e competidores, contribuindo para a qualificação técnica e o aprimoramento das práticas no rodeio.
Segundo Romildo, ao longo dos anos, o rodeio vem se desenvolvendo, com melhorias nas regras e nos critérios de avaliação. Ele salientou que as capacitações são fundamentais, pois, quanto mais conhecimento os envolvidos têm, menor é a chance de erro.
“Tem vários competidores do Acre se destacando tanto no Brasil quanto fora dele, porque estão evoluindo e buscando melhorias. Para mim, é uma grande honra poder estar aqui, fazendo parte dessa evolução e podendo contribuir um pouco, compartilhando novas regras e conhecimentos”, disse.
The post Em sorteio, touros são atribuídos a cada competidor do rodeio da Expoacre appeared first on Noticias do Acre .
Mín. 9° Máx. 20°