Terça, 29 de Julho de 2025
14°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Anúncio
Meio Ambiente Tocantins

Em Manaus, Governo do Tocantins apresenta projetos de referência em educação ambiental durante congresso internacional

Foram apresentados os projetos Foco no Fogo e Praia Consciente, ambos voltados para sensibilização e mobilização da população em prol da preservaçã...

28/07/2025 às 23h32
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
8° Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa foi realizado em Manaus entre os dias 21 e 25 - Foto: Semarh/Governo do Tocantins
8° Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa foi realizado em Manaus entre os dias 21 e 25 - Foto: Semarh/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), participou, entre os dias 21 e 25 de julho, do 8°Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, realizado em Manaus/AM.

Durante o evento, a Diretoria de Educação Ambiental e Sustentabilidade, da Semarh, teve a oportunidade de compartilhar experiências, promover o intercâmbio de conhecimentos e apresentar duas importantes iniciativas desenvolvidas no estado: os projetosFoco no Fogo e Praia Consciente, ambos voltados à sensibilização e à mobilização da população em prol da preservação ambiental.

A diretora de Educação Ambiental da Semarh, Erliette Gadotti, destacou a relevância da participação do Tocantins no congresso. “Foi muito enriquecedor perceber que o Tocantins se destaca no cenário da educação ambiental. Além disso, chamou atenção a atuação ativa dos conselhos ambientais, como a Abema [Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente] e o CIEA [Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental], que tiveram papel fundamental nas discussões e nos encaminhamentos do evento”, ressaltou.

Além da diretora, participaram do evento a gerente de Educação Ambiental, Thays Marinho; e os técnicos em Educação Ambiental, Sandro Barbosa e Alexandre Lustosa.

Com seis anos de existência, o projetoFoco no Fogoé realizado em parceria com o Comitê do Fogo, formado por 22 instituições. A iniciativa promove ações educativas por meio de palestras em escolas da rede pública e visitas a propriedades rurais e áreas próximas a rodovias, objetivando prevenir queimadas e estimular a consciência ecológica.

Já oPraia Conscientefoca na preservação ambiental durante o período de temporada nas praias tocantinenses, incentivando práticas sustentáveis entre frequentadores, comerciantes e gestores locais. A ação inclui distribuição de material educativo, campanhas informativas e ações diretas de orientação nas áreas de lazer.

Sobre o Congresso

O 8° Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa é uma iniciativa da Rede Lusófona de Educação Ambiental (Redeluso), com apoio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O evento reuniu representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Galícia (Espanha), Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, promovendo o diálogo entre nações unidas pela língua portuguesa em torno da educação ambiental como ferramenta de transformação social.

*estagiária sob supervisão da jornalista Fábia Lázaro

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários