A Central Estadual de Transplantes registrou, nessa segunda-feira (28), mais uma doação de órgãos e tecidos. A doação foi realizada no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. Foram doados os dois rins e as córneas, tirando quatro pessoas da lista de espera.
A paciente doadora foi uma mulher de 68 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico. Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital quando a equipe médica constatou a morte encefálica, após a realização de exames clínicos e de imagem, exigidos pelo protocolo.
Essa foi a terceira doação em um intervalo de apenas quatro dias. As outras duasocorreramna última sexta-feira (25), no Hospital de Trauma de Campina Grande, quando um doador de 20 anos doou o coração, o fígado, os rins e as córneas; e no sábado (26), com a doação de fígado e rins de uma criança de apenas dois anos de idade.
Para adiretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, o avanço conquistado em relação às doações e transplantes no estado é o resultado de uma soma de fatores. “Esses resultados refletem a capacidade e o compromisso da nossa equipe, que atua com competência em todas as situações. Nada disso seria possível sem o trabalho incansável da Central Estadual de Transplantes da Paraíba, da Secretaria Estadual de Saúde e do Governo do Estado, que investem, estruturam e fortalecem essa rede de cuidado. Mas, acima de tudo, é a generosidade das famílias doadoras que transforma dor em vida”, destaca.
Em 2025, já foram registradas 18 doações de múltiplos órgãos e 47 foram captados na Paraíba, transformando a vida de pacientes que aguardavam na lista de espera. Ainda esperam por uma doação 815 pessoas.
Mín. 9° Máx. 20°