Quarta, 30 de Julho de 2025

Tempo limpo

São Paulo, SP

Anúncio
Geral Governo

Governo promove roda de conversa com famílias de crianças com TEA no Centro de Especialidades Ninar

Atividade faz parte do circuito de vivências promovido pela unidade e teve como tema “Quem ama coloca limite nas crianças”, reforçando a importânci...

29/07/2025 às 14h02
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- As rodas de conversa funcionam como espaços de troca de experiências entre pais e profissionais especializados (Foto: Robson Correa)
- As rodas de conversa funcionam como espaços de troca de experiências entre pais e profissionais especializados (Foto: Robson Correa)

Com foco no cuidado integral e humanizado, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realizou mais uma roda de conversa voltada para familiares de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no Centro de Especialidades Ninar. A atividade faz parte do circuito de vivências promovido pela unidade e teve como tema “Quem ama coloca limite nas crianças”, reforçando a importância do diálogo e da orientação às famílias.

Durante o encontro, a neuropsicopedagoga Janilce Karla Ribeiro, integrante da equipe multidisciplinar, destacou a relevância do tema escolhido. “Estabelecer limites é também um ato de cuidado e amor. Isso contribui para que a criança se desenvolva de forma segura e equilibrada, além de prepará-la para se tornar um adulto com valores sólidos”, explicou a profissional.

O momento foi elogiado por familiares presentes. Hélica Patrícia Assencio, mãe de Maria Aylla, de 6 anos, vinda de São João dos Patos, destacou a importância das orientações recebidas. “Como mãe atípica, me sinto acolhida. A atividade nos ensinou formas práticas de lidar com situações de crise, identificar comportamentos e encontrar soluções para conduzir melhor nossos filhos. Foi uma experiência enriquecedora”, afirmou.

Para a diretora administrativa da unidade, Andréa Dutra, o circuito de vivências reforça a missão do Ninar de oferecer um tratamento multidisciplinar individualizado. “Respeitamos o ritmo e as necessidades de cada criança e sua família. Acreditamos que todo paciente tem potencial e merece ser estimulado com respeito, afeto e dignidade”, ressaltou.

As rodas de conversa funcionam como espaços de troca de experiências entre pais e profissionais especializados, fortalecendo a parceria entre família e equipe de saúde. Além de estimular o desenvolvimento infantil, a iniciativa amplia o olhar sobre o tratamento, oferecendo apoio emocional e prático para enfrentar os desafios diários do TEA.

O Centro de Especialidades Ninar integra a rede estadual de saúde e é gerenciado pelo Instituto Acqua. Referência no atendimento de crianças com síndromes raras e distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor, o Ninar já contabiliza mais de 1,2 milhão de atendimentos desde sua inauguração, em 2017.

Entre os serviços voltados para o público com TEA, a unidade oferece muito mais que consultas médicas e diagnósticos: disponibiliza oficinas de pintura, seletividade alimentar na Cozinha Amiga, terapias no ginásio terapêutico, projeto ABA e atividades que envolvem diretamente os familiares.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários