Quarta, 30 de Julho de 2025

Tempo limpo

São Paulo, SP

Anúncio
Geral UEPG

Formação: UEPG recebe propostas para cursos de microcredenciais

A Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), lançou um edital para a seleção de propost...

29/07/2025 às 15h57
Por: Redação Fonte: UEPG
Compartilhe:
Foto: Reprodução/UEPG
Foto: Reprodução/UEPG

A Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), lançou um edital para a seleção de propostas de cursos de microcredenciais. A iniciativa, vinculada ao Programa de Fomento à Oferta de Cursos Microcredenciais para servidores públicos e comunidade paranaense, atende a uma Encomenda Governamental da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI).

As microcredenciais são certificações digitais que validam habilidades e conhecimentos específicos adquiridos em cursos de curta duração. Diferente de um diploma tradicional, elas focam em competências pontuais e são uma forma ágil de qualificação profissional, permitindo uma rápida inserção ou atualização no mercado de trabalho.

Propostas

Docentes efetivos e colaboradores da UEPG, com contrato vigente durante a execução dos cursos, podem submeter suas propostas. O objetivo é selecionar cursos que desenvolvam competências aplicáveis ao mercado de trabalho e fortaleçam o vínculo da universidade com os setores produtivos locais.

As propostas devem ser encaminhadas pelo e-mail escola.extensao@uepg.br , até o dia 7 de agosto de 2025. É preciso preencher um formulário específico e enviar o Currículo Lattes atualizado do proponente. A divulgação dos cursos selecionados está prevista para até 26 de agosto.

Os cursos, com carga horária entre 20 e 30 horas, serão preferencialmente na modalidade de educação a distância (EaD). Do total da carga horária institucional, 75% será destinada à população em geral e 25% a servidores públicos. As áreas de apoio para os cursos incluem Educação e Formação Continuada, Gestão Pública e Inovação, Tecnologia e Transformação Digital, Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico, e Saúde e Bem-Estar.

O programa prevê o pagamento de uma bolsa de R$1.649,00 para os professores a cada 10 horas de curso ministrado. A iniciativa está alinhada à Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O edital completo e outras informações podem ser encontrados neste link .

Texto: Helton Costa*/Foto:  *Conteúdo produzido com auxílio de Inteligência Artificial.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários