A Secretaria de Estado da Saúde (SES) participa, nesta terça (29) e quarta-feira (30), do Simulado de Preparação, Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública, promovido pelo Departamento de Emergências em Saúde Pública (Demsp) do Ministério da Saúde. O encontro acontece no Hotel Manaíra, em João Pessoa, e tem como objetivo promover ações integradas para a discussão de estratégias de resposta, bem como estimular a colaboração e o compartilhamento de experiências entre os diversos setores envolvidos na preparação, vigilância e resposta às emergências em saúde pública.
Durante a programação, além de debates sobre gestão de risco de emergências em saúde pública — com destaque para os impactos da seca e estiagem na Paraíba, que anualmente atingem diversos municípios —, também será discutido o Plano de Contingência Estadual. A agenda inclui, ainda, simulados de mesa para situações de possíveis emergências no território paraibano.
De acordo com a secretária executiva de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, a realização do simulado reforça a importância da atuação conjunta entre os entes federativos e setores diversos.
“A gestão tripartite e a colaboração intersetorial são fundamentais para enfrentarmos situações emergenciais, seja por seca, vírus respiratórios ou mudanças climáticas. Este encontro é uma oportunidade valiosa para promover a troca de experiências entre profissionais da Atenção Primária à Saúde, Vigilância em Saúde, Agência de Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Companhia de Águas e Esgotos, além de outros parceiros. Assim, fortalecemos nossa capacidade de resposta, garantindo ações rápidas e eficazes para proteger a saúde da população paraibana”, destacou.
A representante do Departamento de Emergências em Saúde Pública (Demsp) do Ministério da Saúde, Joelma Castro, ressaltou que a Coordenação de Preparação para as Emergências tem trabalhado intensamente para fortalecer a capacidade de resposta dos estados e municípios, reconhecendo que a emergência exige ação rápida e coordenada.
“Esse momento aqui é muito mais do que um treinamento, é uma oportunidade de formação, de troca de experiências e de escuta. Reconhecemos que quem conhece o território são os profissionais que atuam diretamente na ponta, executando as ações. Por isso, queremos ouvir, dialogar e aprender juntos sobre como cada um tem se organizado para enfrentar as situações de risco”, pontuou.
Também participam do evento representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e das Gerências Regionais de Saúde (GRS) da Paraíba, Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, além de gestores e técnicos que atuam nas diversas áreas da vigilância em saúde.
Mín. 10° Máx. 17°