

Uma das tendências de viagens no Paraná é o Turismo de Saúde & Bem-Estar, relacionado aos atrativos de descanso e cura física, mental e energética. Nesse recorte, o Estado conta com variadas opções, infraestruturas e destinos ideais, sobretudo, para aproveitar o inverno – que segue até meados de setembro.
Lançada neste ano pelo Ministério do Turismo, a 6ª edição da Revista Tendências do Turismo revela que a procura por destinos de descanso e viagens personalizadas está em alta no mundo. A publicação mostra que a busca por longevidade, saúde integral e reconexão interna vem sendo uma das prioridades dos viajantes.
O Viaje Paraná – órgão de promoção do turismo estadual – define o segmento de Saúde & Bem-Estar como estruturas e serviços com fins médicos, terapêuticos e estéticos em prol do turismo, também chamado de Wellness Tourism. O Estado tem opções neste segmento, como spas, resorts e clínicas de repouso, que oferecem hospedagem, alimentação e lazer.
“Temos um potencial de mercado único no Paraná: as baixas temperaturas. Agências de viagens e operadoras já entenderam essa demanda, porque turistas do Nordeste e do Norte do Brasil, por exemplo, têm buscado cada vez mais essa experiência climática diferente de seu dia a dia. Temos no Portfólio de Destinos e Produtos Turísticos , lançado pelo Viaje Paraná, opções qualificadas, com base em critérios, aptas para promoção”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do órgão.
MERCADO AQUECIDO– Segundo levantamento do Global Wellness Institute (GWI), o Turismo de Saúde & Bem-Estar deve movimentar U$ 1,3 trilhão no mundo até o final do ano. O setor estadual se beneficia desse diagnóstico de mercado, uma vez que esse tipo de hospedagem paranaense já configura em grandes operadoras e agências de viagens.
“Vender esses roteiros é importante porque são acessíveis e prazerosos ao viajante, que aproveita o frio de forma confortável. É o tipo de viagem que o cliente encontra fácil acesso e transporte barato”, citou Rodrigo Rodrigues, diretor comercial da Schultz Operadora, que vende atrativos paranaenses ligados a Saúde & Bem-estar.
“Temos que valorizar o que é nosso e aquecer as vendas com atividades que fazem sentido no inverno paranaense. Ou seja: vende-se qualidade de vida, reconexão e experiências reais, e isso fideliza os turistas”, acrescentou.
Adonai Arruda Filho, CEO da BWT Operadora, também exalta o segmento. “É interessante ver como pessoas de fora buscam o Paraná por conta do frio. O Estado é atrativo no ano inteiro, mas esta época é especial, graças à possibilidade de se hospedar nesses spas e termas”, disse. “O inverno também é um convite para visitar locais com um clima mais ameno, como a ir até a Ilha do Mel para acompanhar o Encantadas Jazz, uma programação mais intimista, que também promove o descanso e reconexão”.
DESTINO DE RELAXAMENTO– Em Iretama, na região Central do Paraná, fica o complexo Jurema Águas Quentes, considerado o maior destino de águas termais do Sul do Brasil. Com dois resorts, o atrativo fica em meio a 3,4 milhões de metros quadrados de natureza e é conhecido por suas águas termais, que emergem a 42º C.
Eleito nos últimos dois anos como um dos melhores resorts do Brasil pelo Portal Melhores Destinos, o atrativo é uma das referências paranaenses no Turismo de Saúde & Bem-Estar.
Ricardo Dias, diretor de Vendas e Marketing do local, explica que o complexo tem sido muito procurado por turistas no inverno. “Notamos uma busca bem grande das agências de viagens de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Temos vantagem, porque o turista que busca o Paraná motivado pelo inverno, para sentir o frio, também quer uma hospedagem aconchegante, em contato com a natureza e com atividades que sejam memoráveis. As nossas águas termais e a lama negra são experiências que têm chamado atenção fora do Estado”, contou.
O banho de lama negra, proveniente do Aquífero Guarani, é uma das atrações que mais chama atenção dos hóspedes. Ofertada aos turistas há mais de 50 anos, a experiência mescla relaxamento, benefícios estéticos e conexão com a natureza. A lama utilizada na atividade é retirada de um poço com 2 metros de profundidade e possui propriedades benéficas, como altos teores de sais de enxofre, promovendo a limpeza de pele e uma ação esfoliante.
Piauí Indústria do turismo aumenta em 83% geração de empregos no Piauí
Tocantins Governo do Tocantins premia Secretaria de Estado do Turismo com Selo Ouro do projeto Instituição Amiga da Mulher
Mato Grosso do Sul Congresso de zoológicos e aquários terá minicursos sobre conservação, meio ambiente e ciência
Turismo Inscrições para participar da WTM Latin América com o Viaje Paraná terminam dia 4
Turismo Carnaval em Minas Gerais bate recorde de público em 2026 com 14,9 milhões de foliões e conquista mais turistas
Turismo Inscrições para empresários participarem de feira turística em Gramado encerram nesta sexta
São Sebastião - SP Ki-Fogo é campeã do Carnaval de Sao Sebastião 2026; Flor do Morro vence Grupo de Acesso
São Sebastião - SP Concurso de Fantasia Infantil do Carnaval de São Sebastião 2026 apresenta criatividade das famílias e energia única das crianças
Turismo Carnaval da Liberdade 2026 movimenta ruas da capital mineira e atrai turistas para todo o estado Mín. 20° Máx. 28°





