

A chegada de agosto é marcada pela 13ª edição do Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba (FICH), que acontece neste sábado e domingo (dias 2 e 3), na Praça João Cândido, alto do bairro São Francisco. O evento, que tem o apoio do Governo do Estado, por meio do Viaje Paraná, órgão de promoção do turismo, é organizado pela Rede Empresarial da região e se configura como uma das boas opções para aproveitar o frio paranaense. A programação é gratuita.
O evento conta com o apoio, também, da Sanepar e de outros órgãos como Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba, Instituto Municipal de Turismo, além da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O Festival já é uma tradição do município. Os turistas encontram uma grande feira gastronômica, palco com atrações culturais e muitas opções de lazer, como caminhada guiada e atividades para crianças.
“O Paraná como destino turístico de inverno é uma das vertentes que trabalhamos para promoção do Estado no Brasil e em outros países”, explica Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná. “Temos potencial para mostrar festivais como este, que promovem a gastronomia e destacam atrativos paranaenses relevantes, que chamam a atenção de visitantes e turistas”, disse.
CELEBRAÇÃO– A proposta desta 13ª edição do festival é valorizar e preservar as tradições do inverno curitibano, deixando um legado cultural para as próximas gerações e mantendo viva a identidade da cidade. É o que explica Maria Bonamigo, presidente da Rede Empresarial do Centro Histórico.
“É um momento de celebração da cultura curitibana e exaltação das praças mais bonitas do nosso centro histórico. Nesta edição, traremos diversas manifestações culturais, como apresentações de grupos folclóricos, artistas locais, músicos regionais, tours guiados que contam a história da cidade e atividades para as crianças, que semearão o futuro das nossas tradições”, disse.
O turismo é um dos destaques da programação. Nos dois dias de evento, o Curitiba Free Walking leva participantes a uma caminhada guiada que revela curiosidades, lendas e um pouco mais da história do Centro Histórico da cidade, com uma duração de aproximadamente duas horas. O projeto é mantido com doações espontâneas dos participantes e as inscrições devem ser feitas previamente AQUI .
GASTRONOMIA– A Feira Gastronômica vai funcionar na Praça João Cândido no sábado, das 10h às 22h, e no domingo, das 10h às 20h. Serão 13 estabelecimentos participantes, oferecendo sabores e preços variados. Fora os pratos populares, serão vendidos quitutes típicos do inverno paranaense, como sopas, barreado, caldos quentes, batata suíça, tortas, quentão e chopes artesanais.
Os restaurantes participantes são: A Caiçara; Alchemia Bar; Batata do Garibaldi; Flavor Tortas Especiais; Kombi do Julian; Pão com Pernil DU Chef; Mister Brasa; Nova Onda do Matte; Ostra Bêbada; Quintal do Monge; Queen’s Cervejaria Artesanal; Romanvs Pizzaria; e The Best Pastelaria e Hamburgueria.
Além disso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac PR) oferecerá aulas-show gratuitas com diversas técnicas envolvendo produtos com Indicação Geográfica (IG), ou seja, que são originários do Paraná e possuem características e qualidades únicas registradas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) – o Estado conta com 21 itens chancelados com IG.
Serão aulas de preparo de drinks com camomila de Mandirituba e mel de Ortigueira, com café do Norte Pioneiro e erva-mate de São Mateus do Sul, além de pratos com queijo colonial de Witmarsum e preparo do entrevero de pinhão.
ATRAÇÕES CULTURAIS– O evento terá uma programação artística diversificada. Um palco será montado na Rua Ermelino de Leão e outras apresentações acontecem na Praça João Cândido. Entre os destaques, estão os shows de Black Maria, Wes Ventura, Jazz Ciganos e Marginálias. Também se apresentam o grupo de dança do Projeto Playing For Change e o grupo Rock Kids, que anima crianças e famílias.
A área kids terá cama elástica, jogos e brincadeiras tradicionais. Durante a feira, o público acompanha intervenções circenses, dança árabe e apresentações de grupos folclóricos, como Anima Dantis (italiano), Einigkeit (germânico), Junak (polonês) e Raízes da Bolívia. Confira a programação completa AQUI.
Piauí Indústria do turismo aumenta em 83% geração de empregos no Piauí
Tocantins Governo do Tocantins premia Secretaria de Estado do Turismo com Selo Ouro do projeto Instituição Amiga da Mulher
Mato Grosso do Sul Congresso de zoológicos e aquários terá minicursos sobre conservação, meio ambiente e ciência
Turismo Inscrições para participar da WTM Latin América com o Viaje Paraná terminam dia 4
Turismo Carnaval em Minas Gerais bate recorde de público em 2026 com 14,9 milhões de foliões e conquista mais turistas
Turismo Inscrições para empresários participarem de feira turística em Gramado encerram nesta sexta
São Sebastião - SP Ki-Fogo é campeã do Carnaval de Sao Sebastião 2026; Flor do Morro vence Grupo de Acesso
São Sebastião - SP Concurso de Fantasia Infantil do Carnaval de São Sebastião 2026 apresenta criatividade das famílias e energia única das crianças
Turismo Carnaval da Liberdade 2026 movimenta ruas da capital mineira e atrai turistas para todo o estado Mín. 20° Máx. 28°





