O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) participou, entre os dias 23 e 26 de julho, da 6ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Gestores e Gestoras Estaduais de Juventude (Fonajuve), realizada na cidade de Aracaju, capital de Sergipe. O encontro, promovido pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) em parceria com a Superintendência Especial da Juventude de Sergipe (Superjuv), reuniu representantes de todos os estados brasileiros para discutir políticas públicas voltadas à juventude, com foco na transversalidade, integração federativa e inovação.
Durante o evento, a equipe técnica da SEEJUV integrou mesas de debate, painéis temáticos e oficinas voltadas à construção de estratégias para o fortalecimento das políticas públicas de juventude no Brasil. A programação incluiu ainda visitas técnicas, o lançamento do programa estadual “Agora é Avera”, atividades culturais e o 3º Festival Estadual das Juventudes de Sergipe.
A participação do Maranhão reafirma o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da política de juventude como política de Estado, promovendo a troca de experiências, o aprimoramento da gestão pública e a articulação com instâncias nacionais e estaduais em prol dos direitos da juventude maranhense.
“A participação do Maranhão na 6ª edição do Fonajuve reafirma nosso compromisso com a construção coletiva das políticas públicas de juventude no Brasil. É um momento estratégico de escuta, articulação e alinhamento entre estados e o Governo Federal, fortalecendo ações que garantam direitos, inclusão e oportunidades para os jovens maranhenses. Seguimos trabalhando com seriedade e dedicação para que a juventude do Maranhão esteja no centro das políticas de transformação social.”— Thiago Prado, secretário de Estado Extraordinário da Juventude do Maranhão.
A presença da SEEJUV no Fonajuve fortalece a posição do Maranhão no cenário nacional como referência em programas e ações voltadas à juventude, a exemplo do Cartão Transporte Universitário, do Programa Maranhão Livre da Fome, dos Centros de Referência da Juventude (CRJs) e do Festival Estadual da Juventude, iniciativas reconhecidas por sua efetividade na promoção da cidadania, da inclusão social e do protagonismo juvenil.
A Secretaria reforça, por meio dessa participação, o seu compromisso com a ampliação do diálogo federativo e com a formulação de políticas públicas cada vez mais conectadas com as realidades, demandas e potencialidades das juventudes maranhenses.
Mín. 8° Máx. 20°