Quinta, 31 de Julho de 2025
14°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Anúncio
Geral Desenvolviment...

Artesãos mineiros ultrapassam R$ 780 mil em produtos comercializados na maior feira de artesanato da América Latina

Faturamento foi maior em relação às duas últimas edições da Fenearte; ação beneficiou mais de 200 artesãos

30/07/2025 às 20h49
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Sede-MG / Divulgação
Sede-MG / Divulgação

Artesãos mineiros ultrapassaram R$ 780 mil em produtos comercializados durante a 25ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), em Pernambuco, alcançando o maior valor desde 2023. Ao todo, foram comercializadas mais de 9,4 mil peças.

A geração de renda só foi possível graças ao apoio do  Governo de Minas , por meio da  Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG) , em parceria com o Sebrae Minas, e o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Memp).
 

Sede-MG / Divulgação 
Sede-MG / Divulgação 

A feira contou com a comercialização do trabalho de mais de 200 artesãos e de entidades representativas de Belo Horizonte e de outros 18 municípios mineiros, que foram selecionados por meio de edital de chamamento público da Sede-MG.

Na avaliação da secretária da Sede-MG, Mila Corrêa da Costa, o apoio do Governo de Minas demonstra o compromisso com o desenvolvimento e valorização do setor artesanal.

“A participação de Minas Gerais na Fenearte é uma oportunidade para que artesãos mineiros mostrem seus produtos a um público diversificado, valorizando e fortalecendo a imagem do estado como um polo de artesanato de qualidade, bem como de garantirem uma renda por meio vendas que são realizadas", destaca a secretária.

Apoio transformado em tradição

Desde 2004, o Governo de Minas Gerais, em parceria com o Sebrae Minas, está presente de forma ininterrupta em todas as edições da Fenearte por meio da Diretoria do Artesanato Mineiro, da Sede-MG. Assim, o governo cumpre seu papel de fomentar e desenvolver o artesanato mineiro, sendo o segundo maior estado em representatividade no evento.

Sede-MG / Divulgação 
Sede-MG / Divulgação 



“Já são 21 anos que o Estado está presente de forma ininterrupta na Fenearte, cumprindo nosso papel de fomentar o artesanato local. O Governo de Minas valoriza e segue apoiando esse setor que também promove geração de renda e dignidade para os mineiros”, destaca o subsecretário de Liberdade Econômica e Empreendedorismo, Rodrigo Melo.


A Fenearte é a maior feira de artesanato da América Latina e este ano celebra 25 anos de história com o tema: “Feira das Feiras”. Esta edição ocorreu ente os dias 9 e 20/7 e contou com a participação de cerca de 5 mil artesãos de todo o Brasil e do exterior, além da presença de 340 mil visitantes. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários