Como parte das comemorações pelo centenário da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o governo estadual abre nesta quarta-feira (30) o pré-cadastro de profissionais do SUS no novo Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT Bahia), que passará a operar com exclusividade a partir de 11 de agosto.
A nova plataforma marca uma virada na estratégia digital da saúde pública baiana. Substituto do sistema anterior do Telessaúde, o STT Bahia foi desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e conta com mais de duas décadas de aprimoramento. “Com ele, fortalecemos a Atenção Primária, ampliamos o acesso aos serviços de apoio clínico remoto e colocamos a Bahia no centro da agenda nacional de inovação em saúde digital”, afirma a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Mais leve, intuitivo e acessível, o novo sistema permite a realização de teleconsultorias, teleinterconsultas, teletriagem, telemonitoramento e atividades de teleducação, além de oferecer suporte remoto assistido em tempo real. Segundo a Sesab, essas funcionalidades tornam o atendimento mais eficiente e qualificam a tomada de decisão nas unidades de saúde.
Vinculada à Política Nacional de Saúde Digital, a iniciativa amplia a resolutividade da Atenção Primária, evita encaminhamentos desnecessários e melhora o uso dos recursos da rede especializada. O STT também permite a contrarreferência de forma eficaz, abrindo novas possibilidades de acesso a serviços especializados.
Telessaúde na Bahia
Desde janeiro de 2023, o Telessaúde Bahia já contabiliza 36.814 teleconsultorias realizadas e 702.322 laudos emitidos em telediagnóstico. Foram ainda 69.158 participações ao vivo em webpalestras, com impacto direto na qualificação dos profissionais do SUS. A expectativa com a nova plataforma é de crescimento contínuo nos atendimentos, impulsionado pela integração das redes e pela usabilidade das ferramentas.
O pré-cadastro já está disponível no link: https://administrativo.telessaude.ufsc.br/bahia/solicitar-cadastro . A migração será obrigatória a partir de agosto.
A modernização do Telessaúde é mais um passo do Governo do Estado para fortalecer o SUS com equidade, inovação e eficiência em um momento simbólico que celebra os 100 anos da primeira secretaria estadual de saúde do Brasil.
Fonte: Ascom/Sesab
Mín. 8° Máx. 20°