Projetos inovadores, como o “Biocimento: precast de papel e fibra de coco para pavimentação intertravada de calçadas”, desenvolvido por estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Sisal, marcaram o estande da Secretaria da Educação do Estado (SEC), durante os quatro dias do 20º Fórum Nacional Ordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), que foi encerrado nesta quarta-feira (30), no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. Nesse espaço, a SEC ofereceu, também, orientações especializadas sobre programas e ações da Educação da Bahia.
“A Secretaria da Educação se fez presente no fórum com um estande estratégico, levando políticas públicas e assistência técnica para fortalecer a educação nos municípios. Nosso compromisso é levar educação de qualidade a todos os cantos do Estado, especialmente às comunidades mais vulneráveis. Assim, aproximamos a gestão estadual dos secretários municipais para, juntos, fortalecermos a educação da Bahia e do Brasil”, disse a secretária Rowenna Brito, que, em visita ao evento, conferiu os trabalhos protagonizados pelos estudantes da rede estadual.
No estande, os técnicos da SEC compartilharam informações sobre convênios com municípios, transporte escolar, o Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE), programas de alfabetização e formações continuadas para educadores e equipes técnicas das redes municipais.
Regime de colaboração
Cerca de 2.500 participantes, entre gestores municipais, representantes federais, especialistas e parceiros institucionais, participaram do último dia do fórum, quando foi realizada a plenária final da UNDIME e a posse da nova diretoria executiva e do conselho fiscal da entidade.
A secretária Rowenna reforçou a importância do regime de colaboração e do apoio técnico às redes municipais. “Aqui, na Bahia, o regime de colaboração é prioridade. A nova diretoria da UNDIME tem grandes desafios, como a construção do Plano Nacional de Educação, e pode contar com o nosso apoio. Seguimos juntos, fortalecendo a educação pública no Brasil”, declarou.
Além da posse, a programação do último dia do fórum incluiu mesas temáticas que debateram temas estratégicos como “Os desafios da implementação da educação integral em tempo integral e os impactos da EC 135/2024” e o painel “Monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação em vigência e sua prorrogação”, que trouxeram contribuições para o planejamento e acompanhamento das metas educacionais municipais.
Fonte: Ascom/SEC
Mín. 8° Máx. 20°