

Com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu), o Paraná tem 203 municípios incluídos no Mapa do Turismo Brasileiro, do governo federal. De acordo com a atualização mais recente, foram incluídas as cidades de Arapuã, Reserva, Pinhais e Piên, fazendo o Estado ultrapassar a marca de 50% pela primeira vez.
A inclusão no mapa atesta que as cidades cumpriram uma série de critérios técnicos, como a existência de um conselho municipal de turismo ativo, dotação orçamentária para o setor e planejamento estratégico. Com essa validação, o Estado amplia seu suporte, oferecendo linhas de financiamento para infraestrutura, apoio a eventos, qualificação profissional e inclusão em campanhas de marketing estaduais.
“Esta não é apenas uma conquista numérica. É a consolidação de um projeto de gestão que iniciamos com a criação do programa '18 Territórios e 1 Só Destino'. Estamos organizando o Paraná, dando suporte técnico na ponta e garantindo que cada município, com sua vocação, tenha as ferramentas para transformar seu potencial em desenvolvimento, emprego e renda”, afirma o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos.
“Estar no Mapa do Turismo Brasileiro habilita os municípios a acessarem linhas de fomento, capacitação, apoio a eventos e financiamentos para obras de infraestrutura turística. Para os gestores locais, isso representa mais visibilidade, novos projetos e aumento no fluxo de visitantes, gerando emprego, renda e desenvolvimento”, enfatiza Tatiana Nasser, da Diretoria de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação do Turismo da Setu.
A política de territorialização é executada em parceria com as Instâncias de Governança Regionais (IGRs) e como as Agências de Desenvolvimento do Turismo (Adetur). Elas são o elo entre o Estado e os municípios, garantindo que as demandas locais sejam ouvidas e que as estratégias sejam implementadas de forma colaborativa.
“O que vemos hoje é a prova de que o diálogo e a integração funcionam. A Adetur, em sintonia com a Setu e as prefeituras, consegue mover o ecossistema do turismo. Chegar a 203 municípios é um sinal claro de que o planejamento regional, respeitando as particularidades de cada cidade, transforma o potencial do Paraná em resultados concretos”, avalia o presidente da Adetur da Região Rotas do Pinhão, Eros Consentino Tozatto.
Para que os municípios estivessem de acordo com os critérios solicitados para integrarem o Mapa, a Setu promoveu um trabalho contínuo de orientação e capacitação, garantindo que toda a documentação e os pré-requisitos fossem cumpridos junto ao sistema do Ministério do Turismo.
“Nossa equipe técnica realizou um acompanhamento próximo de cada gestor municipal. Foi um trabalho de orientação sobre a legislação, de ajuda no preenchimento do sistema e de garantir que ninguém ficasse para trás. Essa dedicação e esse suporte direto do Estado foram fundamentais para alcançarmos essa marca expressiva”, conclui Alessandra Lopes, responsável na Setu pela articulação e capacitação dos municípios para o Mapa.
Acesse o Mapa do Turismo Brasileiro e confira AQUI as cidades do Paraná que fazem parte.
Piauí Indústria do turismo aumenta em 83% geração de empregos no Piauí
Tocantins Governo do Tocantins premia Secretaria de Estado do Turismo com Selo Ouro do projeto Instituição Amiga da Mulher
Mato Grosso do Sul Congresso de zoológicos e aquários terá minicursos sobre conservação, meio ambiente e ciência
Turismo Inscrições para participar da WTM Latin América com o Viaje Paraná terminam dia 4
Turismo Carnaval em Minas Gerais bate recorde de público em 2026 com 14,9 milhões de foliões e conquista mais turistas
Turismo Inscrições para empresários participarem de feira turística em Gramado encerram nesta sexta
São Sebastião - SP Ki-Fogo é campeã do Carnaval de Sao Sebastião 2026; Flor do Morro vence Grupo de Acesso
São Sebastião - SP Concurso de Fantasia Infantil do Carnaval de São Sebastião 2026 apresenta criatividade das famílias e energia única das crianças
Turismo Carnaval da Liberdade 2026 movimenta ruas da capital mineira e atrai turistas para todo o estado Mín. 20° Máx. 28°





