

Consolidando um marco expressivo, o Bioparque Pantanal encerrou o mês de julho de 2025 com aumento de 80% no número de turistas em comparação com julho de 2024. O público vindo de outros estados saltou de 16.218 pessoas para 29.138 turistas. Os dados apontam ainda que a quantidade total de visitantes nas férias do meio do ano aumentou quase 15%, saltando de 52.593 em 2024, para 60.035 neste ano.
O aumento não apenas confirma o crescimento da popularidade do maior aquário de água doce do mundo, como também evidencia um novo movimento no turismo regional, registrando cada vez mais visitantes de outros estados e até de outros países que passaram a incluir Campo Grande em seus roteiros de viagem.
Conforme o levantamento do empreendimento, muitos turistas vieram à capital sul-mato-grossense com o objetivo principal de conhecer o espaço ou o incluíram como parada estratégica a caminho do Pantanal e de Bonito, dois dos destinos mais conhecidos de ecoturismo no Brasil.
“Nós estamos viajando pelo Pantanal por três semanas e estamos muitos animados aqui no aquário porque tivemos a possibilidade de ver todos os peixes e o mundo subaquático que não vimos nos rios do Pantanal porque a água estava turva. Muito obrigada pela experiencia”, afirmou o casal de alemães, Tanja e Gunnar Endlich.
Depois de se encantarem com o Bioparque pelas redes sociais, o casal Hernandes veio de Buenos Aires, na Argentina, para ver de perto a estrutura, que segundo eles, impressiona.
“O Bioparque é único no mundo. Estamos muito entusiasmados porque é um lugar muito impressionante, muito grande, fomos bem atendidos, as pessoas são muito simpáticas”, elogiou Paola Hernandes.
“Conhecíamos o aquário pelas redes sociais e vendo as fotos decidimos que teríamos que fazer uma parada em Campo Grande, especial para o Bioparque. Estamos agradecidos e maravilhados com esse lugar, com a construção e com a quantidade de espécies”, acrescentou Luis Hernandes.
Para a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, os números refletem o resultado de um trabalho contínuo de fortalecimento do turismo e do compromisso com a acessibilidade e a educação ambiental.
"Estamos muito felizes em ver Campo Grande se consolidando como um ponto de parada no turismo nacional. O Bioparque Pantanal tem sido um atrativo que desperta o interesse de quem quer vivenciar uma experiência única, acessível e educativa. Receber turistas de tantos lugares reforça nosso papel como referência em turismo inclusivo e sustentável, além de contribuir diretamente para o desenvolvimento econômico da capital”.

O Bioparque, que reúne mais de 480 espécies de peixes, répteis, anfíbios e mamíferos aquáticos em um ambiente planejado e de alta tecnologia, tem se destacado não só pelo acervo e pela estrutura, mas também pela proposta de promover ciência, educação e conservação da biodiversidade brasileira.
Com uma programação diversificada e espaços interativos, o local vem atraindo desde famílias a pesquisadores, além de ser amplamente reconhecido por sua acessibilidade para pessoas com deficiência e neurodivergentes. A visita é gratuita e o agendamento é feito pelo site oficial do empreendimento.
Rosana Moura e Luciana Brazil, Bioaparque Pantanal
Fotos: Lara Miranda
Piauí Indústria do turismo aumenta em 83% geração de empregos no Piauí
Tocantins Governo do Tocantins premia Secretaria de Estado do Turismo com Selo Ouro do projeto Instituição Amiga da Mulher
Mato Grosso do Sul Congresso de zoológicos e aquários terá minicursos sobre conservação, meio ambiente e ciência
Turismo Inscrições para participar da WTM Latin América com o Viaje Paraná terminam dia 4
Turismo Carnaval em Minas Gerais bate recorde de público em 2026 com 14,9 milhões de foliões e conquista mais turistas
Turismo Inscrições para empresários participarem de feira turística em Gramado encerram nesta sexta
São Sebastião - SP Ki-Fogo é campeã do Carnaval de Sao Sebastião 2026; Flor do Morro vence Grupo de Acesso
São Sebastião - SP Concurso de Fantasia Infantil do Carnaval de São Sebastião 2026 apresenta criatividade das famílias e energia única das crianças
Turismo Carnaval da Liberdade 2026 movimenta ruas da capital mineira e atrai turistas para todo o estado Mín. 20° Máx. 28°





