Nesta sexta-feira (8), um grupo de estudantes da rede pública estadual embarca rumo a Lisboa, Portugal, para uma jornada de aprendizado, inovação e descobertas. A viagem é uma das premiações concedidas aos vencedores do Seduckathon 2025, uma competição de inovação promovida pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc).
Os alunos contemplados são dos Centros Estaduais de Tempo Integral Nossa Senhora do Patrocínio (Pio IX), Orlando Carvalho (Oeiras), Joel Ribeiro (Teresina) e Waldemar de Moura Santos (Caldeirão Grande do Piauí). A delegação permanecerá em Portugal até o dia 6 de setembro, participando de uma programação intensa no centro Tumo Lisboa, referência mundial em educação criativa e tecnológica.
Durante os 30 dias de intercâmbio, os estudantes terão aulas práticas e oficinas em áreas de alta demanda no mercado de trabalho, como: Gamificação e Espaço 3D; Programação Web e Visualização de Dados; Inteligência Artificial aplicada à programação; Realidade Virtual; Robótica e Impressão 3D; Internet das Coisas e Interfaces Web; Produção Digital de Música e Cinema e Narrativas Visuais. Além disso, os alunos desenvolverão um Projeto Transversal Final, integrando os conhecimentos adquiridos ao longo da experiência.
As aulas acontecem das 9h30 às 17h30, com pausa para o almoço. Aos finais de semana, os estudantes poderão explorar a cultura portuguesa, como passeios ao Castelo de São Jorge, Mosteiro dos Jerônimos, Torre de Belém, além de um cruzeiro pelo Rio Tejo e um city tour guiado por Lisboa.
A aluna Amanda Batista, do Ceti Nossa Senhora do Patrocínio, em Pio IX, compartilhou sua empolgação. “É uma estrutura ótima, um incentivo para nós estudantes, estar estudando mais e se esforçando cada vez mais para passar. E eu quero muito me destacar lá, conseguir uma bolsa e também entender mais da cultura local e sair de lá com muitos aprendizados e focando no futuro”, comemorou.
Antes da viagem, os alunos receberam kits completos com notebooks, mochilas, camisetas, materiais escolares e vestuário personalizado, incluindo moletons, calças, cadernos, estojos, canetas, doleiras, tags de mala e passaporte. Cada estudante e professor também recebeu um auxílio financeiro de 200 euros para despesas pessoais durante o intercâmbio.
Para os familiares, o momento é de orgulho e emoção, Junia Sousa, que acompanhou o primo Lyons de Souza, do Ceti Waldemar de Moura Santos, falou sobre a transformação que a oportunidade trouxe. “É muito gratificante ver a evolução desses alunos nos estudos e na aprendizagem. Isso é uma oportunidade imensa que o governo está dando para os alunos de escolas públicas. O Lyons está radiante, melhorou muito a visão sobre estudo e está super feliz com essa chance”, ressaltou.
Outras delegações embarcarão em breve para Alemanha, China, Coreia do Sul, Estados Unidos e Singapura, completando os seis destinos internacionais previstos pelo Seduckathon 2025.
Mín. 9° Máx. 14°