Uma multidão de atletas e amantes das corridas acordou antes do nascer do sol, na manhã deste domingo, 10, e transformou a Avenida Teotônio Segurado — no trecho entre o Espaço Cultural e a Avenida LO-09 (antigo aeroporto) — em pista para a 3ª Meia-maratona de Palmas pelo Fim da Violência contra as Mulheres, também conhecida como Corrida Agosto Lilás, promovida pela Prefeitura de Palmas.
A competição reuniu mais de mil pessoas, entre atletas profissionais, amadores e entusiastas das corridas, que disputaram três percursos: 21 KM, 10 KM e 5 KM, nas categorias masculina e feminina.
O evento, organizado pela Secretaria Municipal da Mulher (Semup) e Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes), teve como objetivo conscientizar e sensibilizar a comunidade sobre a necessidade de enfrentar a violência contra mulheres e o feminicídio.
Segundo a secretária municipal da Mulher de Palmas, Solange Duailibe, só um número é aceitável: zero casos de violência e feminicídio. “Nossa determinação é que, um dia, possamos festejar a meta de nenhuma morte ou ato de violência em razão do gênero”, destacou.
A secretária acrescentou que a corrida foi mais uma oportunidade para fortalecer a rede de proteção e garantir que a mulher viva cada vez mais e com dignidade. Ao longo do percurso, foram expostas faixas com mensagens emblemáticas, como ‘Não se cale! O silêncio protege o agressor’, ‘Não é Não!’, entre outras.
Para o secretário-executivo da Fundesportes, Lucian Baldon, a Meia-maratona de Palmas mostrou que o esporte pode ir muito além da competição. “Esta corrida foi uma ferramenta simbólica de mobilização, de fortalecimento da luta pelos direitos das mulheres e da construção de uma sociedade mais segura e justa para todas”, afirmou, lembrando que a corrida aconteceu no mesmo domingo que se celebra o Dia dos Pais, o que tornou a data ainda mais especial. “Esse é o nosso desejo, de dias felizes para todos”, finalizou.
Ao final da corrida, os atletas receberam medalhas de participação, frutas e água para reposição de energia. Quem desejou também pôde aproveitar o serviço de massagem para relaxamento muscular. Os cinco primeiros colocados de cada modalidade e categoria, além das medalhas, receberam troféus.
Vencedores da 3ª Meia-maratona de Palmas
21 KM
Masculino
1. João Fernandes dos Santos Silva
2. Jesival da Silva Júnior
3. Pablu Hjuann Lustosa de Oliveira
4. Luzailton Pereira dos Santos
5. Darlan Frasão de Araújo
Feminino
1. Juliana Pereira da Silva
2. Márcia Campelo Melo
3. Elmirene Gomes de Araújo
4. Kelly Caldeira Cavalcante de Morais
5. Fernanda Kássia Silva Tranqueira
10 KM
Masculino
1. Fagner Júnior Freitas da Silva
2. Jorge Boaz Ferreira Souza da Silva
3. Paulo Henrique Alves de Aguiar
4. Isaac da Conceição Sousa
5. Gilvan Miranda Cardoso
Feminino
1. Marina Alves da Silva
2. Jéssica Caldas Silva
3. Ana Raquel de Sousa Silva
4. Antônia Willame Ferreira de Oliveira
5. Fernanda Maria da Silva Bastos
5 KM
Masculino
1. Augusto Alves Feitoza Filho
2. Adriano Dias da Silva Lucena
3. Clebson Miranda Freires
4. Fernando Gomes Vieira
5. Léo Jânio Marinho Carvalho Gonçalves
Feminino
1. Marcélia dos Anjos Tosendo
2. Tatiane de Andrade Costa
3. Lara Alencar Gomes Morais
4. Deussetina Tabares
5. Sílvia Denise C. Gomes Barros
Texto: Georgethe Pinheiro
Edição:Denis Rocha
Mín. 9° Máx. 14°