O projeto Educa Samu, iniciativa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoinhas, continua realizando oficinas de Medidas Básicas de Primeiros Socorros voltada para os colaboradores de creches em Alagoinhas. Nesta segunda-feira, 11, foi a vez da Creche Dom Avelar, Imaculada Conceição, localizada no distrito de Boa União.
A coordenadora-geral do Samu de Alagoinhas, Simone Oliveira, informou que, antes da oficina, foi feita uma visita à creche para avaliar os potenciais riscos locais. “A gente está na terceira edição do Educa Samu, na pretensão de trazer para o ambiente escolar medidas de primeiro socorro. Esse envolvimento ocorre oferecendo um treinamento básico para todos os trabalhadores, desde aqueles que estão em sala de aula, em portaria, cozinha, sobre medidas básicas que antecedem algum agravo que venha ocorrer nesse ambiente. As temáticas são embasadas na lei que reveste uma necessidade do ambiente escolar de assegurar o mínimo de riscos e a gente traz algumas técnicas corretas como o engasgo, a condição do trauma e grandes hemorragias, a parada cardiorrespiratória, desmaio, convulsão e aqui nesse cenário, principalmente zona rural, a gente fez um enfoque especial para as condições que envolvem animais peçonhentos, dando as condutas essenciais, para as medidas caso a gente tenha alguma ocorrência nesse cenário.
A oficina ensinou medidas de socorro em diversas situações com o conteúdo de forma teórica e prática. “A proposta é que a gente venha para as escolas a nível de fazer um processo de orientação em cima da vivência. E como são esses profissionais que vão dar resolutividade previamente, antes mesmo de um serviço especializado chegar, a proposta é trazer esse treinamento para que eles consigam conduzir situações que exijam a necessidade de primeiros socorros”, explica Laíse Kelly, enfermeira dermatológica da equipe da Samu.
Jandira Alves dos Santos Batista, vice-diretora da unidade, elogiou a iniciativa. “Esse é um projeto ímpar que chegou a tempo, pois nós temos muitos acidentes na escola e muitas vezes, enquanto profissionais, nos sentimos incapazes com o que fazer. Então, antes que aconteça alguma coisa nas escolas estamos tomando esse curso. Um projeto bem pensado, bem preparado para a demanda que hoje as escolas apresentam”, afirmou.
Fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Saúde, o Educa Samu tem como objetivo capacitar os profissionais da Educação para agir corretamente em situações de emergência, conforme determina a Lei Lucas (nº 13.722/2018), que tornou obrigatório o treinamento em primeiros socorros nas instituições de ensino.
Ao longo dos próximos meses, o Educa Samu está sendo levado para 13 creches do município, contribuindo para a construção de um ambiente educacional mais seguro e preparado para eventuais emergências.
Mín. 9° Máx. 17°