O Palácio Anchieta, em Vitória, será o cenário do lançamento do “Lugares de Ler – Ciclo 2”, programa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Raízes, via chamamento público. A solenidade acontece na segunda-feira (18) e marca o início de um ano inteiro de ações voltadas à difusão e ao desenvolvimento da leitura no Espírito Santo, especialmente em comunidades atendidas pelo programa Estado Presente em Defesa da Vida.
O evento contará com a presença do premiado escritor Luiz Antônio Simas, professor, compositor e palestrante, vencedor de dois prêmios Jabuti e finalista em outras quatro ocasiões. Autor de mais de dezenove livros sobre cultura brasileira, história social, filosofia popular e religiosidades, Simas também é conhecido por sua atuação como letrista e colunista.
Além dos momentos dedicados à literatura, o lançamento trará apresentações artísticas, como a estreia de um personagem criado exclusivamente para o “Lugares de Ler” pelo artista e produtor cultural Cabeluxo, e a performance do Coletivo Emaranhado, referência em artes cênicas no Estado.
A programação inclui ainda o tradicional lançamento coletivo de livros de autores capixabas contemplados pelo edital de Produção Literária e Incentivo à Leitura, do Fundo de Cultura do Espírito Santo (Funcultura), da Secult, com a distribuição gratuita de 22 obras de diferentes gêneros, como romance, poesia, contos, ficção científica, livro-reportagem e histórias infantojuvenis. Os autores estarão presentes para sessão de autógrafos e interação com o público.
O “Lugares de Ler” conta recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, via Secretaria da Cultura e vai contemplar dez territórios, sendo dois em Vitória (Ilha do Príncipe e Fonte Grande), dois em Cariacica (Flexal I e Flexal II), dois na Serra (Novo Horizonte e Feu Rosa), um em São Mateus (Cacique), um em Linhares (Aviso), um em Aracruz (Barra do Riacho) e um em Guarapari (Adalberto Simão Nader).
Durante o período do projeto, agentes de leitura selecionados receberão formação e atuarão como mediadores culturais locais, promovendo clubes de leitura, oficinas de criação literária, contação de histórias, encontros com autores e outras atividades, sempre integrando literatura a outras linguagens artísticas.
Para o presidente do Instituto Raízes, Victor Faria, a iniciativa é um marco na democratização do acesso à cultura. “O Lugares de Ler é mais do que um programa de incentivo à leitura; é uma oportunidade de transformação social. Ao aproximar o livro e a cultura das comunidades, criamos novos horizontes e fortalecemos o sentimento de pertencimento”, destaca.
Serviço:
Lançamento do programa “Lugares de Ler”
Local: Palácio Anchieta – Praça João Clímaco, s/n, Centro – Vitória.
Data: 18 de agosto (segunda-feira)
Horário: 16h30
Entrada gratuita
>
Mín. 9° Máx. 17°