

O Parque Nacional do Iguaçu, localizado em Foz do Iguaçu (PR), tem dois novos atrativos turísticos: o Céu das Cataratas e o Circuito São João, trilha imersa na Mata Atlântica, com locais para banho e pontos histórico-culturais que contam a história local. Em breve, um dos destaques do circuito será a antiga Usina São João, que está em processo de revitalização e será reaberta à visitação.
No primeiro semestre deste ano, 946.420 turistas visitaram o local, conforme dados repercutidos pelo portal H2Foz. Trata-se de um número 10,91% acima do que foi registrado nos seis primeiros meses do ano passado, quando as Cataratas receberam 853.340 visitantes.
Jaime Mendes, sócio-proprietário do Del Rey Quality Hotel e presidente do Visit Iguassu, ressalta que a Usina São João tem um valor simbólico para Foz do Iguaçu, por ser a primeira hidrelétrica da cidade e estar localizada dentro do Parque Nacional do Iguaçu.
“A Usina São João é um patrimônio histórico importante para Foz, e sua revitalização é um passo significativo para a preservação da memória local. O local é um testemunho da história da cidade e da região, e sua revitalização ajuda a preservar essa história para as gerações futuras. A iniciativa demonstra o compromisso da cidade em valorizar e proteger seu patrimônio cultural, o que é fundamental para a identidade e a memória local”, afirma.
Mendes observa que a iniciativa também promove o turismo e a educação. Isso porque a usina revitalizada pode se tornar um ponto turístico importante, permitindo que visitantes e moradores locais aprendam sobre a história e a importância da usina e do parque em que está localizada.
“Outro elemento é a conscientização ambiental: a localização da usina dentro do Parque Nacional do Iguaçu destaca a importância da preservação ambiental e da sustentabilidade, e a revitalização pode ajudar a promover a conscientização sobre esses temas”, evidencia. “A iniciativa pode incluir atividades educativas sobre a Mata Atlântica, sua importância e como protegê-la, promovendo a conscientização sobre a biodiversidade e a conservação da natureza”, emenda.
Usina pode beneficiar o desenvolvimento sustentável
Para o presidente do Visit Iguassu, o investimento beneficia diretamente o desenvolvimento sustentável da região, promovendo a economia local e a geração de empregos. Jaime Mendes destaca os possíveis benefícios da revitalização:
Revitalização deve mobilizar o setor turístico local
Na visão de Mendes, o setor turístico local pode adotar diversas medidas para apoiar a divulgação e valorização desse novo ponto de interesse histórico:
Para concluir, o sócio-proprietário do Del Rey Quality Hotel observa que a revitalização da Usina São João dialoga com o esforço da cidade em preservar sua identidade e promover o turismo sustentável e cultural.
Para mais informações, basta acessar: http://www.hoteldelreyfoz.com.br
Piauí Indústria do turismo aumenta em 83% geração de empregos no Piauí
Tocantins Governo do Tocantins premia Secretaria de Estado do Turismo com Selo Ouro do projeto Instituição Amiga da Mulher
Mato Grosso do Sul Congresso de zoológicos e aquários terá minicursos sobre conservação, meio ambiente e ciência
Turismo Inscrições para participar da WTM Latin América com o Viaje Paraná terminam dia 4
Turismo Carnaval em Minas Gerais bate recorde de público em 2026 com 14,9 milhões de foliões e conquista mais turistas
Turismo Inscrições para empresários participarem de feira turística em Gramado encerram nesta sexta
São Sebastião - SP Ki-Fogo é campeã do Carnaval de Sao Sebastião 2026; Flor do Morro vence Grupo de Acesso
São Sebastião - SP Concurso de Fantasia Infantil do Carnaval de São Sebastião 2026 apresenta criatividade das famílias e energia única das crianças
Turismo Carnaval da Liberdade 2026 movimenta ruas da capital mineira e atrai turistas para todo o estado Mín. 20° Máx. 28°





