Cerca de 150 servidores, majoritariamente mulheres, participaram na manhã desta sexta-feira, 15/8, da roda de conversa “Mulher não se cale, você não está sozinha”, dentro das ações do Agosto Lilás, mês de conscientização em relação ao combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. O encontro foi promovido pela Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial em parceria com a Secretaria de Comunicação Social.
Servidoras de diversas secretarias, empresas públicas e autarquias acompanharam a explanação inicial da promotora titular da Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Rio Preto, Heloisa Gaspar Martins Tavares e puderam tirar dúvidas sobre temas como determinações e avanços da Lei Maria da Penha, principalmente em relação a medidas protetivas, como reagir ao presenciar situações de violência contra a mulher e assédio e comportamentos masculinos inadequados no ambiente de trabalho.
“O evento desta sexta, de mulher para mulher, um bate-papo entre servidoras, foi a oportunidade de muitas delas tirarem as dúvidas em relação às violências vivenciadas no dia a dia, as quais muitas vezes são silenciadas, ou mesmo aquelas violências que a colega vivencia e o que podem fazer. Foi importante para conhecerem a rede de apoio e servirem de ponte para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar”, afirma a secretária da Mulher, PcD e Igualdade Racial, Rosicler Quartieri.
Para a promotora Heloisa, eventos como esse são importantes para sanar dúvidas e promover a reflexão. “A interação com as servidoras nos mostra que precisamos expandir e promovermos mais encontros como esses nos diversos setores da Pefeitura”, complementa.
Estiveram presentes as secretárias Cláudia Lacerda (Comunicação Social), Renata Azevedo (Educação) e Assistência Social e Habitação (Sandra Reis).
Mín. 13° Máx. 21°