Segunda, 18 de Agosto de 2025
14°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Geral VOZES DO MARAJÓ

Fundação Cultural do Pará destaca as vozes do Marajó na Feira Pan Amazônica do Livro e das Multivozes

Nesta segunda-feira (18), a programação destacará os talentos da Região Metropolitana de Belém

17/08/2025 às 19h02
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Angel Duarte
Foto: Angel Duarte

A Fundação Cultural do Pará (FCP) escolheu o segundo dia de Feira Pan Amazônica do Livro e das Multivozes para destacar as vozes do Marajó em seu estande.

Representando a mesorregião, escritores e pesquisadores do município de Ponta de Pedras, no Marajó, lançaram livros, promoveram debates, sessões de autógrafos e conversaram com o público sobre a riqueza literária do arquipélago.

O autor, escritor, poeta e antropólogo, Marcos Samuel, conta que: “Na discussão vamos falar sobre antologias literárias no Marajó. Para mim, esse momento é importante para que as pessoas possam ter esse contato mais direto conosco, escritores, pois aqui tem essa dinâmica de fluxo é muito interessante”, destaca o marajoara.

Na próxima segunda, 18, a programação destacará os talentos da Região Metropolitana de Belém.

Esperança- A escritora Wanda Monteiro, uma das homenageadas da edição deste ano, visitou o espaço da FCP na Feira e destacou a importância do trabalho da Fundação na formação de novos leitores.

“A Fundação possui ações específicas, necessárias e fundamentais para o incentivo à cultura e à leitura, já que uma está ligada à outra”, pontua Wanda Monteiro.

Ela revela também que perceber a adesão da comunidade à Feira Pan Amazônica do Livro faz com que fique esperançosa com relação ao futuro da nação.

“Ontem, quando abriram os portões, eu vi uma multidão querendo entrar às 8h e o sentimento foi de esperança, porque esse Brasil ainda lê, porque ainda é possível a gente formar um futuro com esse portal, que é o do conhecimento por meio dos livros”, conta.

Infantil- Além das atividades literárias no espaço da FCP na Feira Pan Amazônica, neste domingo a Fundação promoveu uma manhã dedicada ao público infantil e juvenil. A programação ocorreu na Arena Multi Vozes e iniciou às 9h com a apresentação “As Brincantes de Bolhas de Sabão”, com Pedro Bolhas, e encantou crianças de várias idades.

Dona Maria José trouxe os netos para prestigiar a feira a fim de mostrar a literatura e as apresentações infantis.

"Escolhemos vir para os meus netos se divertirem, além de mostrar livros e apresentações artísticas. Essa é uma programação que é para todos os públicos, tantos para crianças, quanto para pessoas de terceira idade”, disse ela.

Também na Arena houve apresentações teatrais, musicais e contação de histórias. As atividades foram conduzidas pelas equipes da FCP que atuam nas bibliotecas públicas estaduais.

Confira a programação do Espaço FCP na Feira Pan Amazônica:

Segunda-feira, 18 de agosto – Vozes Metropolitana*

A programação começa às 10h com Canções Autorais Regionais da EEEFM Dep. João Carlos Batista, além do Mulherio das Letras Ecoada, com a temática “Literatura Feminina Paraense: Uma Voz Universal”.

Às 14h, ocorre a roda de conversa “Grupos Feministas como Dispositivos para Descolonização da Psicologia”, com a psicóloga Bárbara Sordi, seguida da sessão de autógrafos do livro “O Luto é Maré” e da Oficina Contos Ancestrais em Quadrinhos.

À noite, a partir das 19h, acontece “Autoras de Si: Resistência e Potência Literária em Ananindeua”, com Rejani Aguiar, Jenifer Yara e outras autoras, seguida do bate-papo “Produção de Texto: Promoção da Expressão Literária Paraense”, com Daniel da Rocha Leite e Dayane Ferreira.

Terça-feira, 19 de agosto – Vozes do Sudeste Paraense

O dia começa com a oficina “O Cordel do Sudeste Paraense em Defesa da Amazônia”, ministrada por Adão Almeida, seguida do bate-papo “Literatura e Formação de Leitores”, com Evilângela Lima.

Das 15h às 17h, acontece a mesa “Protagonismo Feminino na Literatura do Sudeste Paraense”, seguida do lançamento de livro de Francisca Cerqueira. Em seguida, haverá a sessão de autógrafos comentada, ao som do brega paraense, do livro “Romeu e Dhulieta na Terra do Brega”, de Rizaldo Pereira.

Outras atividades incluem o bate-papo “Mineração, Território e Resistência Literária”, com Airton Souza, a contação de histórias “Recontando Machado de Assis”, por Socorro Miranda, e a sessão de autógrafos de Stefano Paixão, autor de “Lá Onde o Rio se Parte em Dois”. O dia encerra com o bate-papo “Literatura, Quadrinho e Cinema”, com Luiz Arnaldo Campos.

*Quarta-feira, 20 de agosto – Vozes do Nordeste Paraense*

A programação inclui a Exposição Maria Luzia de Jesus Gualberto, aberta ao público, e o bate-papo “Cabocas Leem, Cabocas Escrevem: Vozes do Nordeste Paraense”, conduzido por Lucideyse Abreu.

O escritor Geovane Belo participa do diálogo poético sobre o livro infantojuvenil “Para Meu Pai, o Boto”, seguido do lançamento e do Círculo de Leitura de Poemas do livro “Carências Imaginárias”.

Às 18h, haverá o bate-papo “Estética Visual dos Bois de Máscaras: Buchudos, Máscaras e Visualidade”, com Rondi Palha, seguido, às 19h, da apresentação do Boi de Máscaras São Caetano de Odivelas e da Marujada de Bragança. O dia encerra com o bate-papo “Literatura, Conhecimento, Arte e Vida: a Escrita Cametaense de Autores da ALC/Cametá”, com Ângela Maria.

*Quinta-feira, 21 de agosto – Vozes do Sudoeste Paraense*

O dia começa com o Workshop de Fusionagem Plástico: Arte e Moda, ministrado por Ana Luz Dias e seguido da sessão de autógrafos do livro “Os Impactos das Mudanças Climáticas: A Estratégia do Urbanismo Ecológico”, de Sebastião Ribeiro Xavier Júnior.

A programação continua com o bate-papo “Produção de Conteúdos de Mídias Móveis”, conduzido por Diogo Vianna e mediado por Célia Pinto.

Outro destaque é o bate-papo em dois momentos: diálogo sobre a curadoria e produção da Festa Literária Internacional do Xingu (FLIX), e o lançamento do livro “Mulheres Migrantes na Amazônia: Trajetórias e Protagonismo na Transamazônica”, com Maria Ivonete.

Além disso, haverá sessões de autógrafos com João de Castro, autor de “Anônimos da História”, e Bira Lima, autor de “Detalhes de uma Vida”. O dia encerra com o bate-papo com os escritores do livro “Liversos”.

*Sexta-feira, 22 de agosto – Vozes do Baixo Amazonas*

A programação começa com a roda de conversa “Construindo um Sistema Estadual de Cultura Paraense”, mediada por Daniel Veiga, conselheiro estadual de cultura.

Em seguida, ocorre o workshop “Vozes do Baixo Amazonas: Literatura, Audiovisual e Teatro em Diálogo”. O dia inclui ainda o bate-papo “O Livro Artesanal como Escrita Criativa”, com Josiana Souza e mediação de Elaine Oliveira e o bate-papo “Literatura e Música”, com Renato Torres.

Na sequência, haverá a sessão de autógrafos do livro “Pérola Azul: O Início da Aventura”, de Josué Gouvêa. As atividades são finalizadas com os bate-papos “Cantos da Terra: A Sinfonia de uma Escritora Paraense”, com Ana Maria Tourinho, e “A Produção Literária Paraense”, com Otávio Pessoa.

Texto com colaboração de Angel Duarte

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários