Quarta, 20 de Agosto de 2025
27°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Anúncio
Geral OBRAS PÚBLICAS

Viaduto da Mário Covas com Independência recebe pintura artística inspirada na Amazônia

Estrutura terá quatro faixas de rolamento para um tráfego mais fluido, facilitando o deslocamento entre a BR-316 e a avenida Augusto Montenegro

20/08/2025 às 08h12
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: João Caio / Ag. Pará
Foto: João Caio / Ag. Pará

Com 85% das obras concluídas, o viaduto da Avenida Mário Covas com a Avenida Independência, em Ananindeua, está em fase final de construção e promete transformar a mobilidade na Região Metropolitana de Belém. O novo viaduto, que beneficiará cerca de 30 mil pessoas, contará com quatro faixas de rolamento e permitirá um tráfego mais fluido, facilitando o deslocamento entre a BR-316 e a avenida Augusto Montenegro.

A obra também traz um diferencial artístico: um mural de Jeferson Cardoso, pintor de 44 anos, que retrata a fauna e flora amazônicas. Com 23 anos de carreira, o artista destaca a satisfação em contribuir com a obra. “Sei que minha arte vai trazer tranquilidade a quem passar por aqui. É um trabalho feito com carinho, para que todos que passarem contemplem a beleza da natureza amazônica”, afirma.

A inspiração para a pintura veio da fauna local, com destaque para o macaco-de-cheiro e a arara-canindé, figuras representativas da Amazônia. “Nos inspiramos na diversidade da fauna amazônica, que é uma das mais ricas do mundo”, explica Jeferson.

Emanuele Gaia, engenheira fiscal do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) responsável pela obra, ressalta o impacto positivo da arte no projeto. “Temos a liberdade de explorar a Amazônia de diversas maneiras, e fazer isso por meio da delicadeza da arte realça ainda mais a beleza e os legados que a COP30 nos deixará.”

Obras avançam para a maior mobilidade local

O novo viaduto promete maior fluidez ao trânsito da região. A estrutura contará com quatro faixas de rolamento, sendo duas no sentido BR-316 e duas no sentido Augusto Montenegro.

O aposentado Wyberlon Gester, morador da Avenida Mário Covas há 37 anos, revela a expectativa para as mudanças no tráfego de veículos da via. “A obra traz benefícios para quem mora aqui e para quem vem da Avenida Independência para a BR. O trânsito estava um caos. Estou ansioso pelas melhorias que esse viaduto trará para todos nós”, diz.

A obra segue com serviços de pavimentação, meio-fio, drenagem e paisagismo. Com 350 metros de extensão e 14 metros de largura, o viaduto vai permitir que veículos transitem por baixo da estrutura na Avenida Independência.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários