As unidades escolares da rede pública municipal de ensino da sede e da orla de Camaçari estão passando por serviços de manutenção, com trabalhos sendo realizados pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc). A iniciativa tem como objetivo atender às demandas emergenciais das escolas que apresentavam condições de precariedade em razão de gestões anteriores, garantindo melhoria técnica e oferecendo um ambiente mais acolhedor e seguro para a comunidade escolar.
Deste modo, na última segunda-feira (18), a Seinfra realizou vistoria técnica em cinco unidades que integram os lotes 4 e 6 do cronograma de manutenção. Dentre elas, estão a Escola Municipal Angiolina Teixeira de Souza, que fica no bairro Bela Vista (Inocoop); a Escola Municipal Anísio Teixeira, o Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI) e Escola Experimental Profª Marina Tavares Cardoso, todos localizados na Gleba E; além do Colégio Félix Joaquim de Moraes, situado no Camaçari de Dentro.
As intervenções contemplam, entre outros ajustes, serviços como pintura, revisão elétrica, manutenção de telhados, reparos hidrossanitários e recuperação de quadras, realizados conforme a necessidade de cada instituição. No Anísio Teixeira, por exemplo, foram executadas melhorias no sistema de abastecimento de água e na rede sanitária. Já o Félix Joaquim precisou passar por interligação do sistema primário.
O titular da Seinfra, José Mário, falou sobre a importância das intervenções. “Essa ação é fundamental para assegurar que o processo de ensino e aprendizagem aconteça em ambientes cada vez mais acolhedores, fortalecendo a qualidade do ensino público em Camaçari”, ressaltou.
Ao todo, 104 unidades escolares, incluindo creches da rede municipal, serão contempladas pelo cronograma de manutenção, que está sendo executado de forma gradual e organizada, visando garantir melhores condições de infraestrutura em todos os equipamentos.
Algumas escolas dessa lista passarão por requalificação através do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, e receberão serviços como construção de guarita, reforma na cobertura das quadras e áreas de lazer para os alunos.
Fotos: Juliano Sarraf
Mín. 19° Máx. 30°