Quinta, 21 de Agosto de 2025
19°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Anúncio
Educação Educação

Estado publica 2,8 mil atos de evolução na carreira de servidores da Educação

Mais de 35 mil profissionais já foram contemplados em 2025 com progressões e promoções na rede estadual

20/08/2025 às 23h00
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
SEE-MG / Divulgação
SEE-MG / Divulgação

O Governo de Minas Gerais , por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) , publicou nesta quarta-feira (20/8) um novo lote de atos de evolução na carreira dos servidores da rede estadual. Foram 2.889 concessões de progressão e promoção, destinadas a profissionais que atenderam aos critérios legais para o avanço funcional.

A lista completa dos beneficiados pode ser consultada no  Diário Oficial de Minas Gerais , a partir da página 41. Do total, 2.075 atos correspondem a progressões e 814 a promoções.

A subsecretária de Gestão de Recursos Humanos da SEE/MG, Gláucia Santos, destaca que a iniciativa reafirma o compromisso do Estado com a valorização do servidor. “Ao reconhecer o direito dos servidores à evolução profissional, fortalecemos a motivação desses trabalhadores, que são essenciais para o sucesso das políticas educacionais em Minas”, destacou.

Somente em 2024, foram publicados 66.548 atos de progressão e promoção. Em 2025, o número já ultrapassa 35 mil concessões: 27.520 progressões e 7.501 promoções. Os resultados reforçam a política permanente de valorização dos profissionais da Educação.

Carreira e critérios de evolução

A evolução na carreira dos servidores da SEE/MG segue as diretrizes do Plano de Carreira dos Profissionais da Educação Básica, instituído pela Lei nº 15.293/2004. O plano prevê dois tipos de avanço: progressão horizontal e promoção vertical.

A progressão ocorre quando o servidor permanece por dois anos no mesmo grau e obtém, no mínimo, 70% de desempenho satisfatório em duas avaliações consecutivas. Já a promoção exige cinco anos no mesmo nível, com cinco avaliações satisfatórias e escolaridade compatível com o novo nível.

Para garantir que os direitos sejam devidamente assegurados, a SEE/MG reforça a importância da atualização dos dados funcionais no Sistema de Administração de Pessoal (Sisap), atribuição das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e da Unidade Central da pasta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários