

A cidade de Delfinópolis, na Serra da Canastra, sedia a partir desta sexta-feira (12/9) o 2º Concurso Regional de Doce de Leite Pastoso e o 1º Circuito Mineiro de Cafeicultura. A programação, que vai até domingo (14/9), acontece na Praça Manoel Leite Lemos e reúne cerca de 15 docerias, além de aproximadamente cem cafeicultores da região.

“Em 2024, tivemos o primeiro concurso em Piumhi e abrimos espaço para todos participarem, com o objetivo de fomentar a regularização. A estratégia deu certo, conseguimos aumentar a emissão de certificados sanitários das docerias”, ressalta o extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) , Giovani Braga Passos.
Neste ano, além de ter a doceria regularizada, o participante precisa estar entre os cinco classificados nos concursos anteriormente realizados nos municípios. Outra novidade é o emprego da tecnologia para a apuração das notas. A inovação foi possível graças aos trabalhos realizados em parceria com o Centro Universitário de Formiga (Unifor).
Circuito de cafeicultura
Em paralelo ao concurso, será realizado o 1º Circuito Mineiro de Cafeicultura, com início na sexta-feira (12/9), 14h, também na Praça Manoel Leite Lemos.
Segundo Giovanni Braga, cerca de cem cafeicultores do município e região são esperados para o circuito que terá palestras sobre implantação de lavouras e cuidados com o manejo da cafeicultura, sorteios de brindes e mesa redonda com os produtores. A inscrição para participar da atividade é gratuita e pode ser feita no local.
Os eventos que acontecem até domingo (14/9 e) são promovidos pela Emater-MG em parceria com a prefeitura municipal, Unifor, Sicredi e Sicoob Sarome. Os participantes ainda terão a oportunidade de degustar e adquirir queijos, doces, cachaças e artesanatos da região da Canastra.
“Acredito que essas atividades incentivam os produtores a regularizarem suas docerias e a divulgarem seus produtos. Valorizando a produção regional e incentivando também o turismo que é extremamente
forte na região da Canastra”, destaca Giovanni Braga.
Agropecuária Dia Mundial do Queijo: atuação do IMA garante procedência, segurança e valor à iguaria mineira
Agropecuária Dia Mundial do Queijo: em Minas, agroindústrias familiares produziram 43 mil toneladas em 2025
Agropecuária Governo de Minas abre consulta pública sobre o trânsito de animais no estado
Agropecuária Exportações do agronegócio mineiro alcançam US$ 19,8 bilhões em 2025 e atingem novo recorde
Agropecuária Minas Gerais tem inscrições abertas para eventos de estímulo à inovação tecnológica no agro
Agropecuária Feiras livres geram renda para agricultores de quase 700 municípios mineiros
Agropecuária Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais reestrutura Programas Estaduais de Pesquisa
Agropecuária Circuito Frutificaminas encerra o ano com 1,5 mil participantes nos eventos da Emater
Agropecuária Minas investe em laboratório para ampliar controle da qualidade de bebidas alcoólicas Mín. 16° Máx. 23°





