

A Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) participará da 11ª edição do Festival da Cajuína, que acontece nos dias 11, 12 e 13 de setembro, no Riverside Shopping. O evento anual valoriza a bebida do Piauí, reconhecida como patrimônio cultural brasileiro. Com uma programação repleta de atividades, o festival também destaca a importância da cajucultura, com participação de estandes da SAF. Neste ano, a secretaria será representada pela Quitanda da Agricultura Familiar, que levará três coletivos de produção. Esses coletivos já estão inseridos nas feirinhas da Quitanda e trarão uma diversidade de produtos que são destaque na agricultura familiar.
Tiago Patrício, diretor de Inovação da SAF, destaca a participação constante da Secretaria de Agricultura Familiar no festival. “O festival cajuína é um festival que acontece todo ano, já entrou no calendário cultural de Teresina e do Piauí e ele vem acontecendo sempre no Riverside. E a SAF sempre tem uma boa participação, não só pela própria secretaria, como também pelos produtores que trabalham com a cajucultura e que permeiam a SAF por seus programas, como o Piauí Sustentável Inclusivo (PSI), a Quitanda da Agricultura Familiar e outras iniciativas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa de Alimentação Saudável (PAS)”, afirma.

O diretor ainda destaca a importância de eventos como esse para a promoção de produtos da agricultura familiar. “Esses espaços de comercialização conseguem fazer a aproximação da produção direto com o mercado consumidor, mostrando que esses produtos têm muita qualidade, mostrando que esses produtores são empreendedores do meio rural, e que não fazem feio em nada em relação aos empreendedores urbanos. Então esses esforços de comercialização que são, de certa forma, financiados ou orquestrados pelo governo junto com a iniciativa privada, muitas vezes, conseguem trazer destaque a esses produtores que são às vezes carentes dessa exposição”, explica.
Além dos coletivos que estarão no estande da SAF, outros grupos também marcarão presença com espaços próprios, como o Serra do Gavião e a Central de Cooperativas de Cajucultores (Cocajupi). A SAF é responsável pela representação comercial da Cocajupi, que reúne cooperativas ligadas à produção de castanha e caju. Recentemente, a Cooperativa Mista Agroindustrial de Francisco Santos (Coomaf), uma das filiadas da central, conquistou o primeiro registro de cajuína da agricultura familiar pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e a primeira amostra da bebida certificada será realizada durante o Festival.

O Festival da Cajuína reúne feiras, exposições, oficinas e atrações artísticas, funcionando não só como uma celebração cultural da bebida piauiense, mas também como um importante espaço de valorização da produção local. Com o apoio da SAF, o evento mostra a relevância da agricultura familiar, reunindo produtores e cooperativas, oferecendo oportunidades de comercialização para que os agricultores possam apresentar a qualidade de seus produtos ao mercado.
Agricultura Pesquisa da Epagri aposta em bioinsumos e agricultura digital para os desafios no campo
Piauí Agricultores familiares comemoram vendas no retorno do projeto Quitanda
Agricultura e ... Renda Agricultor Familiar: projeto do Estado realiza sonho de produtores de Janiópolis
Agricultura Agricultura familiar: Governo do Estado e Epagri investem R$ 20,5 milhões no ensino agrotécnico para incentivar a permanência de jovens no campo
Tocantins Governo do Tocantins celebra 4ª posição no ranking de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário
Piauí Quitanda da Agricultura Familiar retorna neste domingo (25) com a comercialização de produtos do campo
Agricultura e ... Nova portaria da Adapar facilita a emissão da Certidão de Estabelecimento Rural
Agricultura e ... Maior produtor do Brasil, Paraná já colheu 72% da "safra das águas" do feijão
Agricultura Governador sanciona lei que protege produtores catarinenses e proíbe reconstituição de leite em pó importado em SC Mín. 19° Máx. 29°





