

O Paraná foi o estado que registrou o maior crescimento do Brasil no turismo em julho de 2025, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (12). A alta em relação a junho foi de 2%.
O crescimento aconteceu na contramão da média brasileira, que no mesmo período registrou queda de 0,7%. Dos 18 estados pesquisados pelo instituto, apenas seis apresentaram aumento nas atividades turísticas ao longo do mês.
Espírito Santo dividiu a liderança nacional com o Paraná, com alta de 2%, e logo atrás ficaram os estados de Alagoas (1,8%), Minas Gerais (1,1%), Pernambuco (0,9%) e São Paulo (0,6%). Ceará registrou estabilidade, sem variação percentual no período, e outros 10 estados tiveram retração na atividade.
Nas outras comparações temporais, a atividade turística do Paraná também registrou crescimento. Na comparação com julho de 2024, o turismo paranaense registrou alta de 6,6%, o dobro do alcançado pela média brasileira para o período, que foi de 3,3%. Neste recorte de tempo, o resultado paranaense foi o quarto melhor do País, atrás apenas do Rio Grande do Sul (18,6%), Distrito Federal (7%) e Ceará (6,9%).
Na variação acumulada no ano, que considera o período entre janeiro e julho, o turismo do Paraná cresceu 5,8%, enquanto na variação acumulada dos últimos 12 meses a alta da atividade foi de 7,4%.
Festival da Primavera em Castro terá segunda maior Copa de Balonismo do Brasil
RECEITA– Com o aumento da atividade turística, a economia local é impactada positivamente, com crescimento no faturamento dos negócios. Na comparação entre julho e junho de 2025, o Paraná teve o segundo maior aumento na receita nominal do turismo, com alta de 3,8%.
Apenas Alagoas registrou um crescimento maior, com 6% de alta. Logo atrás do Paraná estão Ceará (3,4%), Pernambuco (3,1%) e Espírito Santo (2,7%). O aumento médio nacional no período foi de 1%.
Em relação ao mês de julho de 2024, o crescimento no faturamento paranaense foi de 11,1%, o quinto maior do País, atrás de Rio Grande do Sul (31,1%), Amazonas (16,7%), Ceará (12,3%) e Rio de Janeiro (11,2%). Nesta comparação, a alta média do Brasil foi de 8,4%.
Na comparação acumulada do ano, entre janeiro e julho de 2025, a receita nominal do turismo paranaense aumentou 10,7%. Já na comparação acumulada dos últimos 12 meses, o aumento foi de 11,5%.
Confira AQUI a variação da atividade em julho por estados.
Piauí Indústria do turismo aumenta em 83% geração de empregos no Piauí
Tocantins Governo do Tocantins premia Secretaria de Estado do Turismo com Selo Ouro do projeto Instituição Amiga da Mulher
Mato Grosso do Sul Congresso de zoológicos e aquários terá minicursos sobre conservação, meio ambiente e ciência
Turismo Inscrições para participar da WTM Latin América com o Viaje Paraná terminam dia 4
Turismo Carnaval em Minas Gerais bate recorde de público em 2026 com 14,9 milhões de foliões e conquista mais turistas
Turismo Inscrições para empresários participarem de feira turística em Gramado encerram nesta sexta
São Sebastião - SP Ki-Fogo é campeã do Carnaval de Sao Sebastião 2026; Flor do Morro vence Grupo de Acesso
São Sebastião - SP Concurso de Fantasia Infantil do Carnaval de São Sebastião 2026 apresenta criatividade das famílias e energia única das crianças
Turismo Carnaval da Liberdade 2026 movimenta ruas da capital mineira e atrai turistas para todo o estado Mín. 20° Máx. 28°





