A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) levou, nessa sexta-feira (12), o Ônibus Lilás até a comunidade Bem-te-vi, no município de Santo Antônio de Lisboa. A ação aconteceu na Unidade Escolar Manoel Batista de Carvalho e reuniu representantes do poder público municipal, profissionais da rede de atendimento e comunidade local em torno do fortalecimento das políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres.
A programação contou com roda de conversa, palestra temática, distribuição de material informativo e atendimento psicossocial individualizado. Também foi realizado um momento voltado à articulação interinstitucional e à divulgação da Rede Estadual de Atendimento às Mulheres, ampliando o diálogo entre Estado e município.
Segundo a secretária municipal da Mulher, Laice Batista, a ação teve grande impacto para a comunidade:
“Toda a assistência social esteve presente, assim como as secretarias de Educação e Saúde. Foi um momento de levar informação e orientação para as mulheres em situação de violência, seja ela patrimonial, doméstica, física ou psicológica. A comunidade recebeu de forma muito positiva e nós, enquanto gestão, também estamos satisfeitos, pois a ação trouxe esclarecimentos importantes e caminhos para que as mulheres saibam como agir diante da violência”, disse.
A professora Evanell Teixeira também ressaltou a relevância da iniciativa.
“É um momento de aproximação com a comunidade, trazendo esclarecimentos e buscando soluções coletivas. Conversando com o capitão André, comandante da Companhia da Polícia Militar, vimos que mais de 80% das ligações recebidas estão relacionadas à violência doméstica, esse é um dado alarmante. O enfrentamento à violência exige união do poder público e da sociedade”, reforçou.
A ação contou ainda com os serviços da Prefeitura de Santo Antônio de Lisboa. A Secretaria Municipal de Assistência Social ofertou atividades do CRAS/PAIF, escuta e acompanhamento familiar, ações do programa Criança Feliz, apoio do SCFV e atualização do CadÚnico com orientações sobre benefícios sociais. Já a Secretaria Municipal de Saúde promoveu aferição de pressão arterial, testes de glicemia e orientações de promoção à saúde.
Com essa iniciativa, a Sempi reforça seu compromisso em aproximar políticas públicas da população, promover informação e fortalecer a rede de proteção às mulheres em todo o Piauí.
Mín. 13° Máx. 19°