Sábado, 13 de Setembro de 2025
19°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Geral Sergipe

Governo de Sergipe fortalece internacionalização da cultura durante Temporada Brasil–França 2025

Participação no 1º Festival Internacional do Forró de Raiz, em Lille, amplia presença das manifestações culturais sergipanas no cenário global

13/09/2025 às 14h30
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
O evento contou com apresentações de Mestrinho e Antônia Amorosa, dois artistas sergipanos de destaque / Foto: Hugo Bellenger
O evento contou com apresentações de Mestrinho e Antônia Amorosa, dois artistas sergipanos de destaque / Foto: Hugo Bellenger

O Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), da Secretaria Especial da Cultura e da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), intensifica a internacionalização da produção cultural sergipana durante a Temporada Brasil–França 2025. A participação do estado no 1º Festival Internacional do Forró de Raiz, em Lille, na França, integra essa estratégia e amplia a presença das manifestações culturais sergipanas no cenário global.

O evento contou com apresentações de Mestrinho e Antônia Amorosa, dois artistas sergipanos de destaque, que levaram ao público francês a tradição e a energia do forró de raiz, evidenciando o talento e a riqueza cultural do estado.

“Foi uma honra representar Sergipe e o Brasil no 1º Festival Internacional do Forró de Raiz, em Lille. Agradeço ao Governo de Sergipe e ao Consórcio Nordeste pelo apoio, que tornou possível levar nossa música para o mundo e aproximar culturas, mostrando um pouco da nossa identidade para todos", afirmou Mestrinho.

A presença de Sergipe no festival contribui para consolidar o estado como referência cultural, dar visibilidade aos artistas locais, estimular parcerias e abrir caminho para novos intercâmbios artísticos.

“A participação de Sergipe neste evento é uma forma de mostrar a riqueza do nosso patrimônio cultural, além de reafirmar o compromisso do Governo do Estado em preservar e valorizar nossas tradições”, destacou Gustavo Paixão, presidente da Funcap, que participou de um dos debates sobre preservação e valorização das matrizes tradicionais do forró.

A iniciativa também reforça o compromisso do Governo de Sergipe em apoiar a candidatura do forró ao título de Patrimônio Imaterial da Humanidade, reconhecendo o gênero como uma expressão cultural autêntica e de relevância internacional. Com essas ações, Sergipe projeta sua tradição cultural no exterior, fortalece o turismo cultural e reafirma seu compromisso com a valorização e a promoção da identidade cultural do estado.

“O Governo de Sergipe se faz presente neste projeto tão importante, que consolida ainda mais Sergipe como o País do Forró, por reunir em seu território grandes representações ligadas não apenas à música, mas também à dança e à gastronomia, considerando ainda o reconhecimento do forró pelo IPHAN como gênero cultural”, ressaltou a cantora sergipana Amorosa.

Sobre o festival

O 1º Festival Internacional do Forró de Raiz é resultado de uma parceria entre o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura; a Associação Cultural Balaio Nordeste; o Consórcio Nordeste; instituições francesas como Lille 3000, Museu de Belas Artes de Lille e Câmara Municipal de Lille; além do apoio do Governo Federal.

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, assinou, ao lado da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, o plano de ação que oficializa a candidatura do forró a Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco. O ato ocorreu durante a cerimônia de abertura do 1º Festival Internacional do Forró de Raiz, que segue até este domingo, 14.

Participação no 1º Festival Internacional do Forró de Raiz amplia manifestações sergipanas no cenário global / Foto: Hugo Bellenger
Participação no 1º Festival Internacional do Forró de Raiz amplia manifestações sergipanas no cenário global / Foto: Hugo Bellenger
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários