O Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), da Secretaria Especial da Cultura e da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), intensifica a internacionalização da produção cultural sergipana durante a Temporada Brasil–França 2025. A participação do estado no 1º Festival Internacional do Forró de Raiz, em Lille, na França, integra essa estratégia e amplia a presença das manifestações culturais sergipanas no cenário global.
O evento contou com apresentações de Mestrinho e Antônia Amorosa, dois artistas sergipanos de destaque, que levaram ao público francês a tradição e a energia do forró de raiz, evidenciando o talento e a riqueza cultural do estado.
“Foi uma honra representar Sergipe e o Brasil no 1º Festival Internacional do Forró de Raiz, em Lille. Agradeço ao Governo de Sergipe e ao Consórcio Nordeste pelo apoio, que tornou possível levar nossa música para o mundo e aproximar culturas, mostrando um pouco da nossa identidade para todos", afirmou Mestrinho.
A presença de Sergipe no festival contribui para consolidar o estado como referência cultural, dar visibilidade aos artistas locais, estimular parcerias e abrir caminho para novos intercâmbios artísticos.
“A participação de Sergipe neste evento é uma forma de mostrar a riqueza do nosso patrimônio cultural, além de reafirmar o compromisso do Governo do Estado em preservar e valorizar nossas tradições”, destacou Gustavo Paixão, presidente da Funcap, que participou de um dos debates sobre preservação e valorização das matrizes tradicionais do forró.
A iniciativa também reforça o compromisso do Governo de Sergipe em apoiar a candidatura do forró ao título de Patrimônio Imaterial da Humanidade, reconhecendo o gênero como uma expressão cultural autêntica e de relevância internacional. Com essas ações, Sergipe projeta sua tradição cultural no exterior, fortalece o turismo cultural e reafirma seu compromisso com a valorização e a promoção da identidade cultural do estado.
“O Governo de Sergipe se faz presente neste projeto tão importante, que consolida ainda mais Sergipe como o País do Forró, por reunir em seu território grandes representações ligadas não apenas à música, mas também à dança e à gastronomia, considerando ainda o reconhecimento do forró pelo IPHAN como gênero cultural”, ressaltou a cantora sergipana Amorosa.
Sobre o festival
O 1º Festival Internacional do Forró de Raiz é resultado de uma parceria entre o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura; a Associação Cultural Balaio Nordeste; o Consórcio Nordeste; instituições francesas como Lille 3000, Museu de Belas Artes de Lille e Câmara Municipal de Lille; além do apoio do Governo Federal.
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, assinou, ao lado da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, o plano de ação que oficializa a candidatura do forró a Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco. O ato ocorreu durante a cerimônia de abertura do 1º Festival Internacional do Forró de Raiz, que segue até este domingo, 14.
Mín. 13° Máx. 19°