A possível criação de uma nova rota internacional no Aeroporto de São Luís, com voos diretos para Lisboa, capital de Portugal, foi o tema central de reunião entre o governador do Maranhão, Carlos Brandão, e representantes da companhia aérea TAP Air Portugal. O encontro aconteceu nesta sexta-feira (12), no Palácio dos Leões, no Centro Histórico de São Luís, e contou, ainda, com a participação de representantes da empresa Motiva Aeroportos, e da secretária de Estado do Turismo (Setur), Socorro Araújo.
Com mais de 80 anos de atuação, a TAP tem sido pioneira ao ligar Portugal ao mundo. Atualmente ela é a companhia aérea com o maior número de voos da Europa para o Brasil, operando com voos diretos para diversas capitais brasileiras.
Já a Motiva Aeroportos é a maior empresa de infraestrutura de mobilidade do país, com atividade em concessões de rodovias, mobilidade urbana e aeroportos, incluindo o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís.
Participaram da reunião, no Palácio dos Leões, o diretor da TAP nas Américas, Carlos Antunes; o administrador operacional da TAP, Mário Chaves e a gerente executiva de Negócios da Motiva Aeroportos, Graziela Delicatto.
“Foi uma reunião muito importante onde abordamos a possibilidade de viabilizarmos um voo direto de Portugal, mais especificamente de Lisboa para São Luís. Isso vai conectar o Maranhão à Europa e, com isso, trazer mais turistas e levar mais maranhenses para a Europa”, avalia Brandão.
Turismo em alta no Maranhão
O governador Carlos Brandão apresentou potencialidades maranhenses, destacando o crescimento do setor do turismo no estado, que vem sendo embalado pela agigantamento da programação do São João e Carnaval do Maranhão nos últimos dois anos, além do sucesso turístico do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, agora alçado ao status de Patrimônio Natural da Humanidade.
“O Maranhão vive um dos melhores momentos de sua história no que diz respeito ao turismo. Recentemente saíram dados estatísticos do IBGE, onde mostram que o turismo do Maranhão cresceu cerca de 44% no período do nosso governo. Estou muito feliz porque os investimentos que a gente fez em um grande São João e grandes carnavais, fez com que atraísse muitos turistas para o nosso estado”, pontuou Carlos Brandão.
Segundo o governador, as tratativas sobre a criação dessa nova rota internacional estão apenas em fase inicial, mas a companhia aérea portuguesa vem demonstrando interesse em atuar no mercado de voos diretos entre o Maranhão e a Europa.
“Foi uma das primeiras conversas que a gente teve. Vamos ter outras reuniões, mas eu senti aqui muito entusiasmo por parte deles e muita boa vontade. Tenho certeza que vamos avançar com esse projeto, porque há por parte deles um interesse real de ocupar esse mercado”, afirmou o governador.
São Luís no mercado aéreo internacional
Para o diretor da TAP nas Américas, Carlos Antunes, a reunião no Palácio dos Leões foi um passo importante no andamento das discussões sobre a implementação de um voo da TAP que conecte a Europa a São Luís.
“Isto é mais um passo para o estudo da viabilidade de um voo que conecte a Europa a São Luís. Nós temos aqui um patrimônio intangível, natural, que são os Lençóis Maranhenses. Vamos conhecer os Lençóis Maranhenses para entender esta maravilha, como é que ela pode ser comercializada, vendida, promovida na Europa, para que a gente possa pensar em trazer um voo para São Luís do Maranhão”, antecipou Antunes.
O administrador operacional da TAP, Mário Chaves, destacou que a empresa já opera em 13 cidades brasileiras, com 15 voos diários, e que a companhia tem interesse em expandir sua participação no país, agora em São Luís.
“O Maranhão está se destacando bastante no turismo, isso abre para o mercado internacional. A TAP tem interesse, ela vê possibilidades de colocar voos internacionais aqui em São Luís. São Luís sempre esteve no nosso radar”, ressaltou.
Gerente executiva de Negócios da Motiva Aeroportos - empresa administradora do Aeroporto de São Luís -, Graziela Delicatto apresentou aos representantes da TAP, informações técnicas sobre o mercado aéreo local e os atrativos do estado que podem alavancar ainda mais a atividade turística entre Europa e Maranhão.
“Nós somos a administradora do Aeroporto de São Luís, estamos junto aqui com o Governo do Maranhão e a Secretaria de Turismo para apoiá-los na captação de novas rotas internacionais. Hoje nós tivemos aqui a presença dos executivos da TAP para discutir dados e perspectivas, mostrar um pouco do mercado de São Luís, um pouco dos atrativos do estado, em especial dos Lençóis Maranhenses, para prospectarmos, no futuro, uma rota para Lisboa”, concluiu Graziela Delicatto.
Neste sábado (13), a comitiva portuguesa visitou o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, além de realizar um sobrevoo sob a extensão do Parque, tendo a oportunidade de observar do alto as lagoas e dunas. A programação também incluiu passeio pelo povoado de Atins, em Barreirinhas (MA).
Mín. 13° Máx. 19°