Domingo, 14 de Setembro de 2025
23°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Anúncio
Geral EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Estudantes visitam Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas e APA Araguaia

A programação promovida pelo Ideflor-Bio buscou aproximar os alunos da gestão ambiental, que busca a preservação do patrimônio natural e cultural d...

14/09/2025 às 12h47
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Fernanda Freitas (Ideflor-Bio)
Foto: Fernanda Freitas (Ideflor-Bio)

Cerca de 30 alunos da Escola Martins Afonso de Souza, no Bairro Vila Fortaleza, em São Geraldo do Araguaia, no sudeste do Pará, participaram de atividade educativa promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio). Eles visitaram a sede da Gerência da Região Administrativa do Araguaia (GRA) e fizeram passeios pelos atrativos do Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas e da Área de Proteção Ambiental (APA) Araguaia, com a participação de guia.

O grupo foi recebido pela equipe técnica do Instituto, que apresentou a estrutura da base, onde está situado o Memorial Fotográfico da Serra das Andorinhas, e também o local responsável pela gestão de duas importantes unidades de conservação da região. A programação buscou aproximar os alunos da realidade da gestão ambiental, mostrando como o Ideflor-Bio atua na preservação do patrimônio natural e cultural da região.

Após conhecerem o espaço, os alunos seguiram para uma caminhada pela trilha da Quarta Queda, um dos pontos mais visitados do Parque Serra dos Martírios/Andorinhas. Durante a atividade, eles tiveram contato direto com a biodiversidade local e puderam aprender, na prática, a importância da preservação dos ecossistemas e do uso sustentável dos recursos naturais.

A visita contou com o apoio do Grupo de Condutores de Trilhas Gaav, que auxiliou no acompanhamento e repassou informações sobre as riquezas naturais e históricas da região. A participação do Grupo contribuiu para tornar a experiência ainda mais interativa e enriquecedora.

Experiência -O professor Almezir Lopes, responsável por acompanhar a turma, destacou a relevância da atividade para a formação das crianças. “Foi uma experiência única. Tivemos a oportunidade de conhecer um ponto turístico e histórico do Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas, a Quarta Queda, além de assistir a uma palestra educativa na sede do Ideflor-Bio. Só tenho a agradecer a todos os parceiros e apoiadores que tornaram essa atividade possível. Esses momentos ajudam a despertar a consciência ambiental desde cedo, e fortalecem os laços entre escola, comunidade e natureza”, afirmou.

Além de proporcionar lazer e aprendizado, a atividade reforçou a missão do Ideflor-Bio de integrar comunidades ao processo de gestão ambiental, aproximando o trabalho técnico do cotidiano das populações locais. O contato direto com a natureza e a vivência em espaços protegidos contribuem para fortalecer a identidade cultural e ambiental da região.

A gerente da Região Administrativa do Araguaia do Ideflor-Bio, Laís Mercedes, também ressaltou a importância da aproximação entre a instituição e a comunidade escolar. “Receber esses alunos é uma forma de plantar sementes de cuidado e respeito pela natureza. As crianças são multiplicadoras desse conhecimento, levam para casa o que aprenderam e inspiram suas famílias. Nosso objetivo é que experiências como essa mostrem o valor da conservação e despertem o sentimento de pertencimento em relação às nossas unidades de conservação”, disse Laís Mercedes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários