O primeiro bloco de disputas dos Jogos da Juventude, em Brasília (DF), foi encerrado no último sábado (13), com um saldo de cinco medalhas para o Espírito Santo: uma de ouro, uma de prata e três de bronzes.
A partir desta segunda-feira (15), o Estado inicia a participação no segundo bloco da competição, reunindo as modalidades de águas abertas, basquete, futsal, remo indoor/virtual, triathlon, vôlei de praia e wrestling.
As medalhas capixabas até o momento foram conquistadas no atletismo, ciclismo, natação e tiro com arco.
O destaque ficou por conta do atletismo, que rendeu a medalha de ouro para o Espírito Santo com Davi Gabriel Bastos, na disputa da marcha atlética 5.000 metros. Aos 17 anos e em sua última vez nos Jogos, o marchador se sagrou tricampeão nas três edições em que a prova foi realizada na história da competição.
“Meu próximo passo será o Mundial de Marcha Atlética, que acontecerá no Brasil, justamente aqui em Brasília, em abril do ano que vem, no dia do meu aniversário, dia doze. É um sonho chegar a um Mundial, chegar entre os melhores e brigar por uma medalha. E, futuramente, se Deus quiser, quero disputar uma Olimpíada. Mas tudo começou nos Jogos da Juventude, porque aqui ganhei meu primeiro ouro em Ribeirão Preto, em dois mil e vinte e três. Os Jogos vão ficar marcados na minha vida”, comentou Davi Gabriel Bastos.
Sobre os Jogos
Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos da Juventude reúnem estudantes-atletas de até 17 anos. A edição 2025 terá participação recorde de cerca de 4.700 competidores, representando as 27 unidades da federação.
Neste ano, o Estado está participando do evento com 179 atletas. Somando técnicos e dirigentes, a delegação completa conta com 215 pessoas. As passagens e os uniformes do “Time ES” foram custeados pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport).
Confira o quadro de medalhas completo das conquistas capixabas até o momento:
QUADRO DE MEDALHAS - TIME ES - JOGOS DA JUVENTUDE 2025 - 5 MEDALHAS (1 OURO, 1 PRATA E 3 BRONZES)
OURO
ATLETISMO - Davi Gabriel Bastos (marcha atlética)
PRATA
TIRO COM ARCO - Eliana Azevedo e João Felipe Miled (dupla mista)
BRONZE
ATLETISMO - Melissa Marinato (lançamento de dardo)
CICLISMO - Ricardo Fiório Cardoso (prova de velocidade)
NATAÇÃO - Isabella Luchi (100m peito)
>
Mín. 13° Máx. 26°