

Produtores interessados em participar da 23ª edição do Concurso Café Qualidade Paraná já podem se inscrever, gratuitamente, até o dia 30 de setembro, em qualquer unidade municipal do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater). O certame é aberto a proprietários, meeiros, arrendatários e parceiros, que podem inscrever apenas um lote. É possível concorrer nas categorias natural (via seca, em que os grãos são secados inteiros) ou cereja descascado (via úmida, que retira a polpa antes da secagem).
Os lotes devem ter uma saca (60 kg) de café beneficiado, com peneira 16 ou superior, umidade inferior a 11,5% e, no máximo, 12 defeitos.
Os cafés inscritos são avaliados em duas etapas: a primeira analisa características físicas conforme a COB (Classificação Oficial Brasileira), para identificação de grãos quebrados, ardidos ou danificados por insetos. A segunda etapa é a prova de xícara, conduzida segundo o protocolo da Associação de Cafés Especiais (SCA, na sigla em inglês) que avalia aroma, sabor, acidez, doçura, corpo, equilíbrio e retrogosto.
Os cinco primeiros colocados em cada categoria terão seus lotes adquiridos com base na cotação da B3 (Bolsa de Valores do Brasil) do dia anterior ao encerramento do concurso, acrescida de um ágio mínimo de 50%. O anúncio dos vencedores feito durante a cerimônia de encerramento, marcada para o dia 25 de novembro, em Curitiba.
O regulamento completo está disponível no site www.cafequalidadeparana.com.br .
REALIZAÇÃO – O Concurso Café Qualidade Paraná é uma realização da Câmara Setorial do Café do Estado do Paraná, IDR-Paraná e Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab).
PATROCÍNIO– A edição 2025 conta com o apoio financeiro da Bratac Seda, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Ceal (Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina), Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná), Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), Faep (Federação de Agricultura do Paraná), Fetaep (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná), Grupo Dois Irmãos, Integrada Cooperativa Agroindustrial, Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) e Sociedade Rural do Paraná (SRP).
Serviço:
23º Concurso Café Qualidade Paraná
Inscrições: até 30 de setembro
Local: escritórios municipais do IDR-Paraná
Informações: www.cafequalidadeparana.com.br
Agricultura Pesquisa da Epagri aposta em bioinsumos e agricultura digital para os desafios no campo
Piauí Agricultores familiares comemoram vendas no retorno do projeto Quitanda
Agricultura e ... Renda Agricultor Familiar: projeto do Estado realiza sonho de produtores de Janiópolis
Agricultura Agricultura familiar: Governo do Estado e Epagri investem R$ 20,5 milhões no ensino agrotécnico para incentivar a permanência de jovens no campo
Tocantins Governo do Tocantins celebra 4ª posição no ranking de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário
Piauí Quitanda da Agricultura Familiar retorna neste domingo (25) com a comercialização de produtos do campo
Agricultura e ... Nova portaria da Adapar facilita a emissão da Certidão de Estabelecimento Rural
Agricultura e ... Maior produtor do Brasil, Paraná já colheu 72% da "safra das águas" do feijão
Agricultura Governador sanciona lei que protege produtores catarinenses e proíbe reconstituição de leite em pó importado em SC Mín. 19° Máx. 29°





