

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) realizou nesta semana uma ação integrada na região Noroeste. As operações “Big Citros” e “Agro +” mobilizaram 18 equipes, compostas por 35 fiscais e assistentes de fiscalização, nos municípios de Paranavaí, Alto Paraná, Nova Esperança e Uniflor. O objetivo foi reforçar a vigilância nos pomares de citros e orientar os produtores sobre as formas corretas de manuseio e aplicação de agrotóxicos.
A Operação Big Citros concentrou esforços no enfrentamento ao greening, considerada a principal doença que atinge o grupo de plantas cítricas ao redor do mundo. Os fiscais vistoriaram pomares denunciados por não fazerem o controle adequado do psilídeo Diaphorina citri, inseto vetor da doença.
“Durante as inspeções, verificamos plantas com sintomas, a presença do inseto em diferentes fases e se os produtores estão utilizando armadilhas e cumprindo as recomendações técnicas para o controle do greening”, explica a chefe da Divisão de Sanidade da Citricultura da Adapar, Caroline Garbuio.
A Operação Agro + teve como foco a inspeção de pulverizadores agrícolas, simulando aplicações para verificar a calibração e o funcionamento dos equipamentos. O intuito foi reduzir a deriva de agrotóxicos, problema que pode causar prejuízos às lavouras vizinhas e à sericicultura, atividade bastante presente na região.
Em julho, uma operação similar foi realizada na região para promover a aplicação adequada de agrotóxicos, priorizando a eficiência no controle de pragas e doenças. “A iniciativa busca mitigar os problemas de deriva nas aplicações de agrotóxicos, garantindo mais segurança ao agricultor e ao meio ambiente”, disse o chefe da Divisão de Controle de Agrotóxicos da Adapar, Leandro Dadalt.
As operações ocorrem de forma complementar, contribuindo com a proteção dos pomares e com a manutenção da sanidade e viabilidade da citricultura paranaense.
O chefe do Departamento de Sanidade Vegetal (Desv) da Adapar, Paulo Brandão, destaca a importância dos trabalhos paralelos. “O trabalho conjunto de fiscalização e orientação contribui para reduzir riscos, preservar a produção e reforçar a confiança dos mercados na citricultura do Estado.
Agricultura Pesquisa da Epagri aposta em bioinsumos e agricultura digital para os desafios no campo
Piauí Agricultores familiares comemoram vendas no retorno do projeto Quitanda
Agricultura e ... Renda Agricultor Familiar: projeto do Estado realiza sonho de produtores de Janiópolis
Agricultura Agricultura familiar: Governo do Estado e Epagri investem R$ 20,5 milhões no ensino agrotécnico para incentivar a permanência de jovens no campo
Tocantins Governo do Tocantins celebra 4ª posição no ranking de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário
Piauí Quitanda da Agricultura Familiar retorna neste domingo (25) com a comercialização de produtos do campo
Agricultura e ... Nova portaria da Adapar facilita a emissão da Certidão de Estabelecimento Rural
Agricultura e ... Maior produtor do Brasil, Paraná já colheu 72% da "safra das águas" do feijão
Agricultura Governador sanciona lei que protege produtores catarinenses e proíbe reconstituição de leite em pó importado em SC Mín. 19° Máx. 29°





