

Com mais de mil partos já realizados em 2025, a Maternidade João Bandeira Monte, no Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR), em Piripiri, é referência em assistência humanizada ao parto e nascimento na região norte do Piauí. Além de garantir a segurança das gestantes, o hospital, que é gerido pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), também incentiva o aleitamento materno desde os primeiros momentos de vida do bebê. A unidade desenvolve um trabalho contínuo com as mães nos primeiros dias pós-parto e conta com uma equipe multiprofissional qualificada.
“Nosso compromisso é oferecer um parto seguro, respeitoso e com a participação ativa da mãe”, destaca Gardenia Carvalho, enfermeira obstetra e coordenadora da maternidade do HRCR. “Aqui, a mulher é protagonista, e nossa equipe está preparada para garantir assistência qualificada em todos os momentos. Temos também um projeto importante, o ‘Acolher para Orientar’, que busca aproximar as gestantes das nossas práticas. Levamos palestras e rodas de conversa para as unidades básicas de saúde, proporcionando informações e preparando as futuras mães para um parto seguro e humanizado”, complementa.
De 1º de janeiro a 31 de agosto de 2025, foram realizados 1.059 partos, sendo 580 cesarianas e 479 partos normais. Esses números reforçam o compromisso da maternidade com a humanização do parto e a valorização do protagonismo da mulher, garantindo segurança e qualidade no atendimento.

Entre os partos normais, 160 foram realizados no Centro de Parto Normal (CPN), uma unidade que oferece assistência especializada a gestantes com baixo risco para o trabalho de parto, parto e puerpério, priorizando um ambiente acolhedor e humanizado.
“Trabalhamos diariamente para que cada gestante receba um atendimento integral, com todo o suporte necessário. A humanização é a base do nosso serviço”, pontua Luanna de Oliveira, enfermeira obstetra e responsável técnica do CPN.
Com uma equipe altamente qualificada e infraestrutura moderna, a Maternidade João Bandeira Monte reafirma o Hospital Regional Chagas Rodrigues como referência em saúde materno-infantil, garantindo segurança, acolhimento e respeito à vida.
Estrutura e equipe multiprofissional
Atualmente, a maternidade do HRCR conta com 16 leitos de enfermaria coletiva e 4 quartos PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto), espaços projetados para oferecer conforto, privacidade e segurança às parturientes.
Outro diferencial é a atuação da equipe multiprofissional. Fisioterapeutas acompanham as gestantes, orientando posições e técnicas que favorecem um parto seguro e tranquilo. Após o nascimento, também oferecem cuidados que estimulam o vínculo afetivo e promovem bem-estar nos primeiros momentos de vida.
Além disso, a maternidade realiza exames importantes, como o teste do pezinho e o teste do coraçãozinho, garantindo a triagem neonatal completa.
O HRCR também é reconhecido com o selo “Hospital Amigo da Criança”, reforçando o compromisso com o aleitamento materno e a assistência humanizada.
Piauí Rede estadual do Piauí registra mais de 1,5 milhão de exames e 641 mil consultas em 2025
Saúde Hospitais de Florianópolis ganham novas mobílias para melhorar o atendimento à população
Piauí Piauí registra aumento de 99% em cirurgias eletivas e ultrapassa 1,3 milhão de atendimentos digitais
Saúde Hospital Universitário da UEL realiza pela primeira vez cirurgia de coluna com técnica Alif
Tocantins Governo do Tocantins divulga inscrições para especialização em Gestão e Governança de Tecnologia da Informação
Piauí Hospital Justino Luz inicia programa de visitas guiadas para gestantes que realizam pré-natal em Picos Mín. 16° Máx. 24°





