

Tem início, na próxima quarta-feira (24), uma série de seminários para apresentar o Projeto Pilares de Crescimento e Inclusão Social (Pilares II). O programa tem como objetivos garantir a segurança fundiária dos agricultores familiares, ampliar práticas agrícolas sustentáveis e adaptadas às mudanças climáticas e fortalecer a gestão dos recursos naturais.
Executado pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) em parceria com a Secretaria do Planejamento (Seplan), Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Instituto de Regularização Fundiária (Interpi), o projeto conta com financiamento do Banco Mundial, no valor de R$ 250 milhões.

O Pilares II terá atuação nos territórios Chapada das Mangabeiras, Tabuleiros do Alto Parnaíba, Cocais, Planície Litorânea, Carnaubais e Entre Rios. O primeiro seminário será realizado no município de Corrente, no Centro Cultural Benjamim José Nogueira, no dia 24 de setembro, a partir das 7h30, contemplando o território da Chapada das Mangabeiras. A segunda apresentação ocorre em Uruçuí, no dia 26 de setembro, para o território Tabuleiros do Alto Parnaíba.
Além dos órgãos executores, os encontros contarão com a participação da Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE-PI). Durante os seminários, cada instituição explicará suas atribuições dentro do projeto e serão apresentadas experiências exitosas já desenvolvidas no Piauí, como forma de demonstrar resultados concretos.

Segundo a diretora de Projetos Territoriais do Norte da SAF, Liz Meirelles, a secretaria terá papel central no financiamento de iniciativas produtivas:
“Da parte da SAF, nós vamos apresentar um conjunto de ações previstas dentro do projeto Pilares. Teremos o cofinanciamento de 207 projetos produtivos, que serão selecionados por meio de processo público. Durante os seminários, vamos orientar os participantes sobre a importância de escolher entidades regularizadas e com produção ativa, garantindo que o aporte de recursos do Estado resulte em iniciativas de sucesso”, destacou.
Os investimentos do Pilares II serão destinados a associações e cooperativas da agricultura familiar, em três categorias:
Cronograma dos seminários
Agricultura Pesquisa da Epagri aposta em bioinsumos e agricultura digital para os desafios no campo
Piauí Agricultores familiares comemoram vendas no retorno do projeto Quitanda
Agricultura e ... Renda Agricultor Familiar: projeto do Estado realiza sonho de produtores de Janiópolis
Agricultura Agricultura familiar: Governo do Estado e Epagri investem R$ 20,5 milhões no ensino agrotécnico para incentivar a permanência de jovens no campo
Tocantins Governo do Tocantins celebra 4ª posição no ranking de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário
Piauí Quitanda da Agricultura Familiar retorna neste domingo (25) com a comercialização de produtos do campo
Agricultura e ... Nova portaria da Adapar facilita a emissão da Certidão de Estabelecimento Rural
Agricultura e ... Maior produtor do Brasil, Paraná já colheu 72% da "safra das águas" do feijão
Agricultura Governador sanciona lei que protege produtores catarinenses e proíbe reconstituição de leite em pó importado em SC Mín. 19° Máx. 29°





