

Aliando cultura, formação musical e empoderamento feminino, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), idealizou o projeto “Sanfoneiras de Sergipe”, uma iniciativa inédita no estado que ofertará aulas de sanfona para 20 mulheres. As inscrições começam na quarta-feira, 24, por meio do preenchimento do formulário de inscrição.
O projeto terá duração de seis meses e oferecerá aulas práticas e teóricas divididas em duas turmas de 10 alunas cada, com idades entre 18 e 65 anos. Além de possibilitar a iniciação musical, o curso também prevê módulos intermediário e avançado em caráter continuado, com potencial para se consolidar como uma política pública de cultura de alta relevância para Sergipe.
O “Sanfoneiras de Sergipe” desempenha, também, um importante papel na salvaguarda do patrimônio imaterial brasileiro, já que o forró foi reconhecido, em 2021, como Patrimônio Imaterial Nacional pelo Iphan. Ao transmitir os saberes da tradição sanfoneira, o projeto fortalece a cultura popular e contribui para o fortalecimento de práticas que fazem parte da identidade nordestina.
Mais do que ensinar música, o projeto busca fomentar a autoestima, inspirar e desenvolver a formação de mulheres, promovendo equidade, inclusão social e novas oportunidades, como destacou a secretária da SPM, Danielle Garcia. “A sanfona, historicamente associada ao universo masculino, passa a ser símbolo de transformação social e cultural por meio do protagonismo feminino. Será instrumento de empoderamento, cidadania e representatividade para mulheres que desejam transformar sua realidade e inspirar novas gerações”, afirmou.
O presidente da Funcap, Gustavo Paixão, ressaltou que a iniciativa inédita e transformadora integra cultura, formação musical e empoderamento feminino. “Ao oferecer aulas práticas e teóricas de sanfona exclusivamente para mulheres, ampliamos oportunidades, valorizamos talentos e fortalecemos nossa identidade cultural. A sanfona — um dos símbolos mais marcantes do forró — passa, agora, a representar, também, inclusão, cidadania e protagonismo feminino. Investir em ações como esta é, ao mesmo tempo, preservar um patrimônio imaterial essencial para o Brasil e formar novas gerações, consolidando um Sergipe mais diverso, inclusivo e culturalmente forte”, salientou.
As vagas são limitadas e, após preenchimento de formulário, as candidatas passarão por entrevista com o professor e técnicos auxiliares. A lista com as candidatas selecionadas será divulgada no dia 17 de outubro nos canais oficiais da SPM e Funcap.
Clique aqui para acessar o formulário e fazer a inscrição.
Piauí Rede estadual do Piauí registra mais de 1,5 milhão de exames e 641 mil consultas em 2025
Saúde Hospitais de Florianópolis ganham novas mobílias para melhorar o atendimento à população
Piauí Piauí registra aumento de 99% em cirurgias eletivas e ultrapassa 1,3 milhão de atendimentos digitais
Saúde Hospital Universitário da UEL realiza pela primeira vez cirurgia de coluna com técnica Alif
Tocantins Governo do Tocantins divulga inscrições para especialização em Gestão e Governança de Tecnologia da Informação
Piauí Hospital Justino Luz inicia programa de visitas guiadas para gestantes que realizam pré-natal em Picos Mín. 16° Máx. 24°





