

Com o objetivo de incentivar a alimentação saudável e a geração de renda para as famílias atendidas no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Nova Marabá, na manhã desta terça-feira, 23, foi realizado o primeiro plantio da horta comunitária com a participação de nove famílias atendidas pelo centro.
O projeto é fruto de parceria entre as Secretarias Municipais de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) e de Agricultura (Seagri) com o programa Redes de Cidadania, da Fundação Vale, cujas iniciativas visam promover o desenvolvimento das comunidades por meio de políticas públicas em diversas áreas de atuação, como informa a coordenadora do CRAS, Cinthia Hoana.
“Era uma ideia tanto da assistência quanto do parceiro e a gente fez. A gente agradece a parceria e agradece ao nosso prefeito, que é sempre muito sensível às causas de vulnerabilidade. Nada disso seria possível se a gente também não tivesse o aval dele para concordar com essa plantação aqui”, pontua Cinthia.


Cada canteiro foi sorteado para que uma família plante, cuide e faça a colheita das hortaliças como cheiro verde, alface e depois outras que serão implementadas. Ela explica que a intenção é aproximar ainda mais essas famílias da convivência do CRAS e fazer com que elas levem essa prática também para as casas.
“A ideia inicial era que as famílias fizessem muito mais parte do que já fazem. Foi de uma forma que a gente pudesse agregar e gerar também uma alimentação mais saudável e quem sabe uma geração de renda, porque essas famílias vão cultivar e colher esses frutos. Vão poder, posteriormente, se quiserem, até revender esse plantio. Pensamos também em quintais produtivos, onde essas famílias podem produzir nas residências”, exemplifica.
O coordenador do departamento de hortas da Seagri, Milton França, trouxe o conhecimento técnico para o plantio das primeiras mudas. “A gente preparou o solo, inclusive, ajudou com máquinas pesadas, porque aqui era grama, depois entramos com o microtrator, transportamos matéria orgânica para o levantamento dos canteiros. E, hoje, está tudo prontinho a parte dos canteiros, somente o plantio com as mudinhas, a parte mais fácil, o pesado já passou. Já tem uma equipe técnica no projeto, porém eles pediram essa parceria com a Seagri porque a gente já tem mais algumas experiências para trocar”, justifica.


O analista de responsabilidade social da Fundação Vale, Ivan Bosio, reforça que a instituição pensou nessa iniciativa para contribuir com as famílias. “Conhecemos o projeto que o Milton tem na Seagri e vimos um êxito fantástico nesse projeto. Nos identificamos e falamos: esse é o modelo que a gente quer seguir, tentar implementar. A gente está muito satisfeito, muito feliz de hoje iniciar esse plantio”, enaltece.


Uma das famílias que serão responsáveis por um dos canteiros é a dona de casa Samara Costa Santos, atendida pelo CRAS Nova Marabá e pelo Redes da Cidadania. Ela já tem noções de plantio que aprendeu na roça com os pais.
“Como eu estou sem renda no momento, eu vi que para mim seria um começo. Desde o primeiro dia, estamos aqui, graças a Deus, está só fluindo. E, hoje, é só o dia de plantar e vamos esperar. O que der pra consumir eu vou consumir, mas o meu principal objetivo é vender, para poder gerar minha própria renda”, expõe Samara.


Texto: Fabiana Alves
Fotos: Bruno Eduardo Souza
Confira outras fotos:










The post Assistência Social: Começa o plantio da Horta comunitária no CRAS da Nova Marabá appeared first on Prefeitura de Marabá .
Agricultura Pesquisa da Epagri aposta em bioinsumos e agricultura digital para os desafios no campo
Piauí Agricultores familiares comemoram vendas no retorno do projeto Quitanda
Agricultura e ... Renda Agricultor Familiar: projeto do Estado realiza sonho de produtores de Janiópolis
Agricultura Agricultura familiar: Governo do Estado e Epagri investem R$ 20,5 milhões no ensino agrotécnico para incentivar a permanência de jovens no campo
Tocantins Governo do Tocantins celebra 4ª posição no ranking de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário
Piauí Quitanda da Agricultura Familiar retorna neste domingo (25) com a comercialização de produtos do campo
Agricultura e ... Nova portaria da Adapar facilita a emissão da Certidão de Estabelecimento Rural
Agricultura e ... Maior produtor do Brasil, Paraná já colheu 72% da "safra das águas" do feijão
Agricultura Governador sanciona lei que protege produtores catarinenses e proíbe reconstituição de leite em pó importado em SC Mín. 19° Máx. 29°





