A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) participou, nos dias 24 e 25 de setembro, em Macapá (AP), do 1º Encontro das Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental da Amazônia (CIEAs), reunindo representantes de órgãos ambientais, educacionais e da sociedade civil dos sete estados da Região Norte.
O evento, realizado pelo Instituto Pensar, com apoio do Governo do Amapá, teve como objetivo construir uma agenda comum de ações e fortalecer o diálogo entre as comissões, visando potencializar as iniciativas de educação ambiental na Amazônia. Além do Pará, participaram membros das CIEAs do Amapá, Acre, Roraima, Amazonas e Tocantins.
Sustentabilidade- A Semas, representada pela coordenadora de Educação Ambiental, Andreia Monteiro, destacou as ações desenvolvidas no Estado para o fortalecimento da educação ambiental e ressaltou os esforços com as 25 instituições parceiras da CIEA para integrar e fomentar atividades alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)/ONU, reforçando a agenda ambiental amazônica.
A coordenadora ressaltou a importância da atuação da CIEA no Pará e da visibilidade para a educação ambiental. “Encerramos nossa participação reforçando a importância da CIEA no Estado do Pará, que tem sua coordenação compartilhada entre a Semas e a Seduc. Recentemente, em 23 de setembro, foi publicada a portaria de atualização da comissão, mostrando o compromisso de dar mais visibilidade à educação ambiental e ao trabalho desenvolvido pela CIEA", informou a coordenadora.
Durante o encontro, foram discutidos os desafios e as perspectivas das CIEAs da Região Norte, além da definição do produto final do evento e da periodicidade das reuniões futuras. Também ocorreu o Balanço Ético Global, organizado pelas CIEAs com a participação de professores da Rede de Educadores Ambientais do Amapá.
Texto: Mário Gouveia - Ascom/Semas
Mín. 12° Máx. 25°